Hemose precisa de doadores para abastecer estoque

Fluxo de doações teve queda de cerca de 45% e, por conta disso, armazenamento da unidade está com baixo volume

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) continua com dificuldades para manter os estoques da unidade, devido a diminuição no fluxo de doadores de sangue. A situação atual, de acordo com a assessoria de comunicação do órgão, tem representado certa oscilação na reserva armazenada e, por essa razão, alerta para que as pessoas voltem a fazer doações.

 

"Estamos com uma média diária entre 70 e 80 doadores, mas o ideal é manter uma coleta entre 120 a 150 bolsas de sangue por dia", alerta, em nota, a assessoria.

 

O Hemose funciona de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 17h, e alguns critérios precisam ser seguidos para que a doação seja feita. "É preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial original com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, de trabalho ou título eleitoral", detalha.

 

Além disso, ainda de acordo com a nota, o órgão alerta que alguns cuidados precisam ser tomados antes da doação. "Para doar sangue o voluntário deve comparecer ao serviço bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede a doação e evitar fumar por pelo menos 2 horas", explica a nota.

 

Para dúvidas e outras informações, basta ligar para os seguintes números: (79) 3225-8039, (79) 3259-3174 ou, ainda, (79) 99191-2977.

 

|Da Redação

||Foto: Rosângela Cruz/Ascom



Postagem Anterior Próxima Postagem