Nos últimos dois anos, mais de 400 idosos morreram vítimas de queda em Sergipe

Somente nos seis primeiros meses deste ano, 96 casos foram registrados no estado

 


De janeiro a 30 de junho deste ano, 96 idosos morreram em decorrência de quedas em Sergipe. Os dados divulgados pelo Instituto Médico Legal (IML) indicam uma média de 16 casos por mês. De acordo com o IML, no período analisado deste ano, 54 vítimas foram do gênero masculino e 42 do gênero feminino. Nos últimos dois anos e meio, foram 421 casos dessa natureza.

 

O relatório também aponta que, em 2021, foram 152 registros desse tipo de ocorrência, incluindo 77 homens e 75 mulheres, indicando uma média mensal de 12,6 casos – o que coloca a média/mês já registrada este ano acima do ano passado.

 

Ainda de acordo com o IML, em 2020, foram 173 mortes de idosos envolvendo a mesma problemática, incluindo 104 homens e 66 mulheres.

 

Essas questões despertam um alerta em relação ao público, pois, conforme dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), acidentes envolvendo quedas são grande risco para o público, sobretudo pelas consequências dessa fatalidade. No entanto, esses quadros podem ser evitados com algumas atitudes simples de prevenção, com periodicidade no acompanhamento médico e ferramentas que contribuem com a segurança do idoso, conforme detalha a Caderneta de Saúde da Pessoa Idoso, do Ministério da Saúde, que apresenta 11 medidas de prevenção para que familiares e cuidadores possam utilizar no cotidiano.

 

Confira:

 

 Evitar tapetes soltos

 Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados

 Usar sapatos fechados com solado de borracha

 Colocar tapete antiderrapante no banheiro

 Evitar andar em áreas com piso úmido

 Evitar encerar a casa

 Evitar móveis e objetos espalhados pela casa

 Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar

 Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer

 Utilizar sempre a faixa de pedestre

 Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio

 

|Da Redação

||Foto: Ilustração

Postagem Anterior Próxima Postagem