COVID-19: Quase 30% das crianças de Aracaju ainda não foram vacinadas

Com a retomada das aulas presenciais e demais atividades na capital, a falta de imunização deste público ainda é motivo de certa apreensão


Apesar da redução no número de novos casos e mortes por Covid-19, na capital sergipana, um dado divulgado pela Prefeitura de Aracaju, nesta segunda-feira, 26, chama a atenção para uma problemática que desperta preocupação: 29,66% das crianças da cidade, com idades entre 5 e 11 anos, não tomaram nenhuma dose da vacina contra o novo coronavírus. A situação é motivo de alerta para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sobretudo pela tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que tem provocado crescimento na busca de atendimento nos hospitais e unidades básicas de saúde do município.

 

Até o momento, de acordo com a pasta, pouco mais de 24 mil crianças estão com o esquema vacinal completo, sendo que Aracaju tem 62.091 pessoas nessa faixa etária aptas para a vacinação. Com a retomada das aulas presenciais e demais atividades na capital, a falta de imunização deste público é motivo de certa apreensão.

 

“O público infantil é extremamente vulnerável, e devemos ter todo o cuidado. Nosso principal desafio tem sido o convencimento dos pais, muitos deles confusos diante de informações falsas que estão sendo disseminadas na sociedade. É necessário salientar que as vacinas foram testadas e aprovadas pelos órgãos competentes, por isso precisamos avançar na imunização das crianças, para que possam estar protegidas”, explica a secretária de Saúde, Waneska Barboza.

 

Neste sentido, ainda segundo a gestora, o papel dos adultos é imprescindível, sobretudo para se desvencilhar das falsas informações que comprometem a ampliação da cobertura vacinal da população e, consequentemente, podem dificultar o controle da pandemia.

 

“Nossa meta é vacinar 62 mil crianças, e continuaremos trabalhando, com rigor e celeridade, para aumentar esse número a cada dia. Os pesquisadores, pediatras e infectologistas estão recomendando a aplicação da vacina, e as próprias crianças, que acompanharam a pandemia, entendem a importância da vacina e querem se vacinar. O que precisamos, então, é da conscientização dos pais e responsáveis sobre a segurança, eficácia e necessidade de levar as crianças para serem imunizadas”, aponta a secretária.

 


Pontos de vacinação

Para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos estão sendo utilizados os imunizantes CoronaVac e Pfizer. As doses da CoronaVac estão sendo aplicadas em todas as UBSs da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; no drive-thru no Parque da Sementeira, de segunda a sexta, das 8h às 13h, e no ponto de vacinação dos Shoppings Jardins, Riomar e Aracaju Parque de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

Já as doses da Pfizer pediátrica estão sendo aplicadas nas UBSs Carlos Hardmam (Soledade), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (Bairro América), Ávila Nabuco (Médici), Geraldo Magela (Orlando Dantas), João Bezerra (Povoado Areia Branca), Anália Pina (B. A. Tamandaré), Manoel de Souza (Sol Nascente), José Calumby (Jardim Centenário) e Augusto César Leite (Conj. Santa Tereza), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h; e no ponto de vacinação do Shopping Jardins, de segunda a sexta, das 8h às 16h e no ponto de vacinação dos Shoppings Jardins, Riomar e Aracaju Parque de segunda a sexta, das 8h às 17h.

 

|Com informações da Assessoria de Comunicação

||Fotos: Marcelle Cristinne e André Moreira/Secom



Postagem Anterior Próxima Postagem