Moradores de Simão Dias sofrem com desabastecimento de água no município

Segundo relatos, em muitas residências a água só tem chegado às torneiras durante a madrugada uma vez por semana; Deso nega



Os constantes problemas com o desabastecimento de água nas residências do município de Simão Dias têm sido motivo de revolta por parte da população. Segundo relatos, há meses que a situação castiga os moradores que são obrigados a acordar de madrugada para tentar encher baldes e reservatórios, nos raros momentos que a água chega às torneiras. Porém, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) alega que o fato ocorreu somente nos dias 06 e 07 deste mês.

 

Entretanto, a maquiadora, Lívia Nunes, revela que as dificuldades neste sentido não são recentes, tanto que, de acordo com ela, muitos têm buscado alternativas para minimizar as consequências da escassez. "Sempre teve esse problema na cidade. Só tem chegado água à noite. É tão ruim de água que as pessoas compram caixas d'água ou fazem tanques, aqueles com bombas, porque a falta de água é muito grande. Sempre chega à noite aos pinguinhos, mas, pela manhã, já não tem mais", relata.

 

De igual modo, os transtornos causados pelo não fornecimento de água também tem afetado a rotina de uma outra moradora, que pediu para não ser identificada. “Desde dezembro que a água, quando vem, é bem fraquinha. Entra mês e sai mês e é a mesma coisa. Quando acontece de ter, é apenas uma vez na semana e, mesmo assim, é de madrugada. Mas vem fraquinha, aí a gente passa a madrugada toda tentando encher os baldes", afirma.  

 

A presidente da Associação LGBTQIA+ de Simão Dias, Francielle Oliveira, por sua vez, conta que muitos moradores estão contando com a solidariedade de vizinhos, que possuem reservatórios em casa, para minimizar os efeitos do desabastecimento. “Todos os dias têm sido assim. É uma loucura. De um lado ao outro da cidade está nessa situação. Quem tem reservatório consegue fazer algo, mas, quem não tem, fica na mão. A população ainda sofre com isso. Eles sempre respondem que houve rompimento, mas parece que isso nunca se resolve. Na periferia, a situação é terrível. Quem tem reservatório em casa, acaba ajudando uns aos outros. Tenho dois reservatórios em casa, e não sofro por isso, e quando me procuram e estou em casa, sempre faço a minha parte. Mas muita gente tem sofrido. O Estado deveria resolver isso e colocar o abastecimento, pelo menos, durante o dia. Isso ajudaria bastante. Mas, atualmente, está um descaso”, detalha.

 

No entanto, segundo a Deso, diferentemente do que foi exposto pelas moradoras, a situação só ocorreu esta semana. Em nota, a Companhia disse que "uma manutenção corretiva na adutora esteve comprometendo o abastecimento no município de Simão Dias e povoados, na última quarta, dia 6 e quinta-feira, dia 7, mas a normalização gradativa do abastecimento já está ocorrendo, diante da manutenção e recuperação dos reservatórios".

 

A nota explica, ainda, que "durante todo o período, a Companhia permanece disponibilizando caminhão-pipa para o suporte a população". E recomenda a utilização da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios. "Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza", conclui.

 

|Da redação

||Foto: Reprodução/Redes Sociais



Postagem Anterior Próxima Postagem