ONG de Estância insere meninas no futebol

Projeto “Eu Acredito Nelas” beneficia 110 crianças e adolescentes, com apoio do setor público e recrutamento em escolas públicas da região

Sergipe De Hoje Notícias - ONG de Estância insere meninas no futebol

Crianças e adolescentes do município de Estância, no Sul do estado, ingressaram no futebol feminino por meio da iniciativa “Eu Acredito Nelas”, desenvolvida pela ONG Projeto Eu Acredito. Com média de 110 beneficiárias diretas, o trabalho foi contemplado pelo edital para seleção de projetos esportivos do Banco do Nordeste. O edital destina recursos financeiros para projetos previamente aprovados pelo Ministério da Cidadania, no âmbito de Lei de Incentivo ao Esporte.

 

Um dos objetivos da ONG é incentivar a prática de esportes que possuem baixa presença feminina. Além do futebol, os organizadores oferecem ginástica, oficinas de dança e workshops com temas de importância social, como meio ambiente, prevenção do uso de drogas e de doenças sexualmente transmissíveis. A instituição também realiza visitas às famílias, para acompanhar o impacto do projeto no âmbito familiar e escolar das jovens.

 

A presidente da entidade, Natali Coimbra, destaca as dificuldades das mulheres nesse meio. “Acumulamos várias funções todos os dias, por isso nosso tempo para o esporte e o lazer diminui. Com essa vivência e ao notar uma frequência menor das meninas no horário de treino, resolvemos fazer um projeto exclusivamente para elas. Daí surgiu o nome Eu Acredito Nelas”, explica.

 

Para Natali, o esporte é um recurso facilitador, na medida em que cria um senso de unidade entre as pessoas e serve para construção de um futuro melhor. “Além das vitórias e títulos em competições, conseguimos vincular a escola e a família das crianças e adolescentes ao projeto. Muitas delas são levadas pelos pais ao treino, outras voltaram para a escola a fim de terminar os estudos e algumas dessas até já se formaram”, diz a presidente.

 

Para atingir o público-alvo, o projeto é divulgado nas escolas públicas do município de Estância. Podem participar estudantes regularmente matriculadas na rede pública de ensino e também mulheres em situação de vulnerabilidade social.



Histórico

A ONG Projeto Eu Acredito foi fundada em abril de 2000, no município de Guarujá (SP), por José Raimundo dos Santos. Em 2011, ela foi transferida para o município de Estância (SE). O intuito da ONG é zelar pelo bem-estar de jovens em situação de vulnerabilidade social, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio de atividades de cunho esportivo, social, cultural e recreativo.

 

A associação conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, das escolas públicas da região e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Esporte e Educação. Para formação técnica, a entidade conta com participação de educador, monitor, assistente social, psicólogo, médico, nutricionista e fisioterapeuta. Desde a criação do projeto “Eu Acredito Nelas”, a equipe foi vice-campeã de três competições: Taça da Mulher Estanciana, Campeonato Sergipano de Futebol Feminino e Copa Erick (categoria sub-11), além de conquistar vaga para o Brasileiro Fut7 de 2021.

 

Editais sociais

O Banco do Nordeste patrocina projetos sociais, esportivos e da saúde por meio de editais sociais lançados anualmente, entre os meses de outubro e novembro. Podem participar instituições dos nove estados nordestinos e do Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os projetos devem ter por objetivo reduzir desigualdades sociais, fomentar educação, cidadania e proteger crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de risco e vulnerabilidade social. Mais informações sobre os editais anteriores no portal do BNB - aba Informes Socioambientais.


|Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação



Postagem Anterior Próxima Postagem