Sheyla Galba denuncia falta de medicamentos em UBS da Zona Oeste

SMS, por sua vez, alega que faltou cuidado da vereadora na busca de informações sobre funcionamento do SUS na capital


 

Supostos problemas enfrentados por usuários da Unidade Básica de Saúde Adel Nunes, localizada no bairro América, Zona Oeste de Aracaju, foram denunciados pela vereadora Sheyla Galba (Cidadania), nesta terça-feira, 12. Segundo exposto pela parlamentar, a UBS está com falta de medicamentos básicos, como Omeprazol e Benzetacil. Ela também pontuou que, conforme relatado pela população local, há dificuldades na marcação de consultas nas áreas de odontologia, pediatria e ginecologia.

 

“Tem usuários aguardando há quase um ano para fazer um exame, é um absurdo. Pessoas morrem aguardando um diagnóstico. Essa situação é inaceitável. “Parece que a unidade apenas está ali aberta, mas não compre sua fundação principal que é a de levar serviços básicos de saúde à população. Até quando isso prefeito?", disparou a parlamentar.

 

Para a vereadora, é necessário que haja uma melhor organização na gestão da saúde da capital, com foco na diminuição de problemas como esses. "É preciso que essa realidade mude e que a gestão da Saúde em Aracaju seja feita sem que estas falhas aconteçam. Isso não é brincadeira. São vidas, são cidadãos que merecem respeito”, acrescentou.

 

No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pontuou que a vereadora “publicou acusações sem buscar minimamente informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde na Capital”. “É importante esclarecer os pontos levantados pela parlamentar, a fim de manter a transparência da gestão, sobretudo na questão do controle social”, disse a pasta.

 

Neste quesito, a SMS informou que, na unidade em questão, “há quatro Equipes de Saúde da Família (ESFs) completas e uma equipe de Saúde Bucal para atender 16.024 usuários cadastrados daquela região”. “A SMS elucida que o modelo proposto do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, não prevê financiamento de profissionais especializados nas Equipes de Saúde da Família. Portanto, quaisquer outras especialidades são reguladas para unidades de referência, como nos casos da pediatria, ginecologia e odontologia pediátrica, que são reguladas para as UBS de referência, o Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (CAASM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), respectivamente”, explicou.

 

Outro ponto levantado pela Secretaria tem relação aos encaminhamentos para as especialidades apontadas pela vereadora Sheyla Galba. “Para tais especialidades somente são realizados pelos profissionais médicos clínicos que detectarem a necessidade de avaliações mais especializadas. No mais, todos os médicos clínicos estão aptos a fazer os primeiros atendimentos nas UBSs”, detalhou.

 

Ainda de acordo com a SMS, nos primeiros quatro meses deste ano, já realizou 246.703 atendimentos somente na rede de atenção básica, sendo 5.160 apenas na UBS Adel Nunes. “Dos atendimentos gerais, 4.122 foram com médicos pediatras nas UBSs de referência”, reforçou.

 

Já sobre o medicamento omeprazol, destacado pela vereadora, a Secretaria relatou que a empresa fornecedora do insumo solicitou um prazo para regularização do abastecimento em até 12 dias, alegando problemas logísticos ocasionados pela pandemia. “A SMS informa ainda que todos os trâmites burocráticos para o recebimento do remédio já foram realizados, incluindo notificação da empresa e emissão da nota de empenho. Sobre a marcação de exame de tomografia da cabeça, a SMS informa que não há filas para este procedimento na regulação do município”, concluiu.

 

|Por John Santana/Da equipe De Hoje

||Foto: Reprodução/Internet

 



Postagem Anterior Próxima Postagem