Elevador de ônibus trava e cadeirante sofre para conseguir embarcar

Moradores da região relataram que a situação é corriqueira para quem utiliza o serviço diariamente

 


Na manhã desta quarta-feira, 18, um cadeirante, que se encontrava em um ponto de ônibus na avenida Visconde de Maracaju, na Zona Norte de Aracaju, não conseguiu ingressar no transporte coletivo devido a uma situação embaraçosa. Segundo informações de populares, o elevador de acesso, utilizado por pessoas com deficiência, apresentou problemas mecânicos, atrasando o transporte e causando constrangimento ao passageiro.

 

Ainda conforme relatos de testemunhas, um passageiro tentou ajudar um funcionário da empresa de transporte público, mas o problema não foi resolvido. Por conta disso, o rapaz, que precisava do auxílio para embarcar no veículo, teve que aguardar um segundo ônibus passar para que pudesse, enfim, seguir o seu destino.

 

Moradores da região destacaram, ainda, que situações como a registrada hoje são comuns e fazem parte da rotina diária dos passageiros.

 

Procurado para falar sobre o assunto, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) disse, por meio de nota, que "lamenta a situação relatada, mas frisa que, em união com as empresas de ônibus, todos buscam assistir às pessoas com deficiência ajustando as necessidades apresentadas todos os dias". 


O Setransp ressaltou, também, que os veículos são vistoriados diariamente, mas alegou que, devido ao fluxo diário e trepidação comum à circulação dos ônibus, algumas anormalidades podem ocorrer. "Antes de saírem pelas vias da Capital e de sua Região Metropolitana, os ônibus adaptados com elevadores são testados e averiguados para melhor atender os cadeirantes, mas, infelizmente, durante o percurso, muitos deles podem sofrer alterações pela própria trepidação do veículo e apresentar falhas", justificou.


"As empresas sempre realizam os reparos necessários para que a frota esteja à disposição dos usuários. Atualmente, 85% da frota conta com veículos adaptados com elevadores, que já vêm de fábrica", acrescentou.


| Da Redação

|| Imagens: Reprodução / Redes Sociais



**Matéria atualizada às 08h19 desta quinta-feira, 19, após envio do posicionamento do Setransp.


Postagem Anterior Próxima Postagem