Gestão de crise auxilia sobrevivência das organizações em cenários desafiadores

Pensar em boas estratégias, que mantenham a base da empresa forte e preparada para momentos de crise é uma das principais recomendações de especialistas em gestão

 


Desde o início da pandemia até o atual cenário, o ambiente corporativo vem passando por várias mudanças, algo que gera um grande impacto nas organizações. Dessa forma, pensar em boas estratégias, que mantenham a base da empresa forte e preparada para momentos de crise é uma das principais recomendações de especialistas em gestão. Dentro dessas estratégias está o que é chamado de gestão de crise.

 

Formulada a partir de um conjunto de estratégias para garantir a sobrevivência das empresas em momentos conturbados, a gestão de crise é uma ferramenta que comporta processos para tornar a administração mais inteligente, ao estudar o possível impacto que um tempo de incertezas traz para uma instituição. Esse planejamento fundamenta-se ainda na avaliação de diversos tipos de riscos que podem afetar uma empresa.

 

“Uma empresa se prepara quando amadurece seu corpo gestor a enfrentar esses momentos. A possibilidade de sofrer menor impacto com a crise quando comparada a outra empresa é maior. Isso não significa dizer que não teremos perdas, mas significa que estaremos mais preparados para elas”, explica o engenheiro de produção, André Gabillaud, também diretor geral do Grupo Brain, empresa sergipana especialista em gestão empresarial.

 

A falta de preparação por parte de uma organização pode acarretar diversos cenários de crise. Como exemplos, o diretor geral do Grupo Brain cita as crises financeira, organizacional, administrativa e legal. No entanto, ele destaca a crise financeira como sendo a maior delas. “Há uma prerrogativa de mercado que aponta que Cash is King (Caixa é Rei) e que devemos sempre observar seu comportamento. De fato, pensar em preservar o caixa, entre outras ações financeiras, é extremamente importante, mas não podemos ignorar outros aspectos da gestão”, pontua.

 

Em cenários desafiadores, o engenheiro de produção destaca que existem ferramentas de gestão que podem ser utilizadas. “Quando falamos de crise ou momento financeiro ruim, por exemplo, as ferramentas ‘Orçamento Empresarial’ e seus relatórios tradicionais, DRE, DFC, BP, são fundamentais para tomarmos ações importantes de preservação. Quando falamos sobre crises organizacionais diversas, outras ferramentas podem ser observadas. Quando falamos de crise legal, ações de identificação de riscos devem ser promovidas assim como diversas outras que podemos empregar, observando o panorama da organização em questão”, exemplificou Gabillaud.

 

Quando se trata de gestão de crise, segundo André Gabillaud, o Grupo Brain auxilia as organizações não apenas na construção de instrumentos como orçamentos empresariais, planejamento estratégico, padronização de processos, indicadores, relatórios gerenciais, entre outros, mas também em sua manutenção. “Nós criamos ferramentas e instrumentos gerenciais capazes de melhorar a tomada e o tempo dessa decisão”, revela o diretor geral da Brain.

 

|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Fotos: Divulgação

Postagem Anterior Próxima Postagem