Matrícula em modalidade híbrida cresce 43%

Pesquisa da ABMES reforça vantagem do ensino na modalidade híbrida

 


Diante da realidade da pandemia, que fez com que várias carreiras fossem redimensionadas, as necessidades de inovações nos formatos de ensino tiveram que ser atualizadas. A maneira convencional vem sendo cada dia mais avaliada e, com isso, surgem novas modalidades de ensino.

 

A empresa de pesquisas educacionais Educa Insights, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), divulgou em junho um aumento de 43% no número de matrículas na modalidade híbrida em 2022, em comparação ao ano anterior. Outro destaque é a procura por cursos na área da saúde na modalidade híbrida, que cresceu 94%.

 

Fortalecendo a aquisição e conhecimento acadêmico, os alunos estão optando por modalidades de ensino acessíveis e que combinem tanto práticas presenciais quanto remotas. É o caso do egresso do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), Josafá Luiz dos Santos. "Necessitava de tempo livre para trabalhar, coisa que no presencial eu não teria como. Então, consegui manter o trabalho e estudar com horários ajustados. Eu já tinha um certo interesse pelo ensino on-line, que se intensificou na tomada de decisão", diz.

 

O egresso também ressalta que essa opção tende a crescer mais no futuro. "Além da flexibilidade de horários, consegui me adaptar ao modelo de ensino, podendo afirmar que há subsídios suficientes para exercer a profissão escolhida. Ainda destaco que, através do ensino digital, tive a aproximação de profissionais e amigos do curso de diversos lugares, coisa que talvez no presencial seria mais difícil", pontua.

 

Os cincos cursos que mais cresceram na modalidade de Ensino a Distância (EAD) da área da saúde, no Brasil, conforme indica o estudo da ABMES no primeiro semestre de 2022, são: Biomedicina, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Nutrição.

 

A Universidade Tiradentes (Unit), por sua vez, oferta uma cartela de cursos compatível com as tendências do mercado e contempla alguns cursos da Saúde no modelo híbrido. A metodologia de ensino ativa, reconhecida pelo MEC, torna o estudante protagonista do próprio aprendizado, oferecendo uma estrutura curricular atualizada, com corpo docente qualificado.

 

|Fonte e foto: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem