Projeto Fora do Armário discute lgbtfobia em escola de Simão Dias

Durante programação, travesti Dandara foi homenageada em performance relembrando a sua história e o crime bárbaro que sofreu

 


Alunos do Centro de Excelência Milton Dortas, no município de Simão Dias, em conjunto com professores, realizam, durante o mês de junho, o projeto 'Fora do Armário': a escola contra a LGBTfobia. Estão envolvidos na ação, alunos do ensino médio e do clube de artes, além de professores da área de linguagens, com atividades que incluem performances de teatro, exibição de cinema, práticas esportivas, rodas de conversa e desfiles artísticos com materiais recicláveis.

 

Segundo o professor Marcos Nobre, o público LGBTQIA+ é muito grande na escola, mas, apesar disso, ainda é muito recorrente no cotidiano situações e cenas de preconceito. “No mês passado, a professora de Projeto de Vida começou a desenvolver um trabalho sobre temas e um grupo específico escolheu trabalhar com essa temática para poder esclarecer alguns temas e conceitos para alunos na luta contra a LGBTfobia”, explica.

 

Ainda de acordo com Marcos, no ano passado, foi realizado, também em junho, que é mês do orgulho LGBTQIA+, ações voltadas diretamente para o enfrentamento ao preconceito. Com o retorno das este aulas presenciais, foi pensada uma ação mais efetiva com os alunos.

 

O projeto iniciou nesta quinta-feira, 09, e contou com apresentações de cartazes produzidas por alunos, além de uma apresentação em homenagem a travesti Dandara, que foi assassinada em 2017.

 


O professor Marcos também pontuou que, na próxima semana, será realizada uma roda produzida pelos alunos, com a temática LGBTfobia, em que os envolvidos vão ministrar palestras a respeito do tema. “Vamos ter um momento com o pessoal da CasAmor, a Malu Andrade, e estamos esperando uma confirmação da Linda Brasil para a gente fazer uma roda de conversa”, adianta o professor.

 

Para finalizar a programação, ele ressaltou que ainda será realizada uma roda de conversa com o tema “Representatividade e Mídias Sociais” e um desfile voltado para a comunidade LGBT todo produzido através de materiais recicláveis. Além disso, será realizada uma competição de "gaymada".

 

Os demais detalhes serão divulgados pelos envolvidos ao longo dos próximos dias. Outras informações estão disponíveis no perfil do Instagram da escola, através do link.

 

| Da Redação

|| Fotos: Divulgação

Postagem Anterior Próxima Postagem