Prefeitura de Aracaju altera horário de aplicação da BCG para evitar perda de doses

As vacinas estão sendo disponibilizadas nas UBSs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina, José Calumby

 


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a partir desta segunda-feira, dia 29, a vacina BCG passa a ser aplicada das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, nas oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência da capital. A medida visa otimizar as aplicações e, com isso, evitar perdas.

 

A coordenadora de Imunização, Larissa Ribeiro, reforça que o remanejamento do horário ocorreu, também, em virtude da redução da oferta desse imunizante em todo o país, e que a mudança ajudará a evitar desperdício do frasco, que tem validade de seis horas após aberto.

 

“Com esta mudança de horário, otimizamos o estoque e evitamos o desperdício de doses. Conforme ofício do Ministério da Saúde, órgão responsável pela aquisição e pela distribuição de imunizantes para estados e municípios, a limitação na quantidade de doses de BCG a serem entregues pode durar por até sete meses, por conta da dificuldade na aquisição da vacina”, justifica Larissa.

 

Atualmente, a SMS disponibiliza a vacina BCG nas UBSs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina, José Calumby.

 

Para ter acesso ao imunizante, basta procurar uma das oito UBSs com o cartão de vacina e documento com foto dos pais. Quem não tem cartão vacinal, faz no momento da imunização portando documento com foto, CPF e comprovante de residência.

 

Vacina BCG

 

A vacina BCG é uma das primeiras a serem aplicadas no recém-nascido e protege contra a tuberculose. Os bebês nascidos nas maternidades públicas da capital têm acesso à vacina BCG através do Projeto Corujinha, e recebem o imunizante antes de ir para casa.

 

| Fonte e Foto: Ascom SMS

Postagem Anterior Próxima Postagem