Associação das Catadoras de Mangaba e Petrobras entregam vale gás para mais de 550 famílias

Ação faz parte da “Iniciativa Petrobras de Doação de Gás de Cozinha 2022” e já beneficiou 558 famílias em Indiaroba, Estância, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Pirambu, Divina Pastora, Carmópolis e Maruim


A Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), com apoio da Petrobras, realizou a segunda entrega de vale gás e vale alimentação em oito municípios do estado de Sergipe. A ação faz parte da “Iniciativa Petrobras de Doação de Gás de Cozinha 2022” e já beneficiou 558 famílias em Indiaroba, Estância, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Pirambu, Divina Pastora, Carmópolis e Maruim, a maioria delas participantes do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe.


Chefiadas por mulheres, essas famílias encontram-se em situação de vulnerabilidade social e fazem parte da triste realidade, onde 125 milhões de brasileiros e brasileiras estão vivendo em insegurança alimentar e outros 33 milhões passam fome, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. São 14 milhões a mais de pessoas com fome em comparação com o último inquérito, realizado em 2020, e um crescimento de 7,2% no número de pessoas em algum grau de insegurança alimentar.


A rendeira Adelcilia Carvalho Machado, moradora de Divina Pastora, conhece essa realidade de perto e afirma que essa ajuda tem chegado na hora certa. “Meu botijão já estava seco e eu não sabia mais o que fazer. Está tudo muito caro, a vida está muito difícil, então toda ajuda para nós é sempre muito importante e bem-vinda”.


De acordo com a assistente social Conceição Souza Mendonça, que atua como coordenadora da iniciativa, ainda restam duas entregas a serem feitas nos meses de setembro e novembro. Para ela, a importância dessa iniciativa está no socorro das famílias que já estavam vulneráveis e que agora tiveram a vulnerabilidade agravada pelo aumento do preço dos alimentos e pela escassez do trabalho.



 “Considerando o nível de pobreza e de fome que as famílias têm passado em todo o país e o estado de vulnerabilidade social da população, o vale alimentação e o vale gás vêm em um momento de muita precisão e de necessidade. Vem em socorro e, por mais que seja pouco, ajuda famílias neste momento estão com nada ou com muito pouco para sobreviver”, afirmou Conceição Mendonça.  


Quem é beneficiado?

Os critérios para recebimento do vale gás de cozinha e vale alimentação foram estabelecidos pela Petrobras, indicando que são beneficiárias da iniciativa pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradoras de comunidades nas proximidades das nossas áreas operacionais e participantes de projetos socioambientais desenvolvidos por instituições sem fins lucrativos parceiras da Petrobras.


Além de pessoas de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e outras instituições que realizam campanhas de arrecadação de alimentos das comunidades e municípios participantes da iniciativa.


|Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação 

Postagem Anterior Próxima Postagem