Prefeitura suspende as ações do TestAju temporariamente

Nesta sexta-feira, 2, será realizada a última ação do TestAju neste mês

 


Diante da queda nos números de novos casos positivos de covid-19 e, consequentemente, da redução da procura por atendimento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), suspende, temporariamente, as ações de testagem em espaços públicos, a partir da próxima segunda-feira, 5. As ações do TestAju serão suspensas durante o mês de setembro.

               

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, Aracaju completou três semanas seguidas em queda na positividade dos exames.

 

“Para a Organização Mundial da Saúde, o controle da epidemia é atingido quando a positividade dos casos está abaixo de 5%. Aracaju segue com queda há oito semanas e, há três semanas, estamos abaixo, com 2,6%. A redução dos casos e a melhora no quadro epidemiológico estão relacionadas à vacina e à conscientização das pessoas da sua importância. Aracaju também está há 14 dias sem registro de óbitos e segue com as estratégias de vacinação, tendo 583.868 pessoas que receberam a primeira dose, 542.191 com a segunda dose e aplicando as doses de reforço. Portanto, o conjunto destas estratégias tem refletido positivamente para a queda no número de casos”, explica Taise.

 

Projeto TestAju

 

Nesta sexta-feira, 2, será realizada a última ação do TestAju neste mês, e acontecerá a partir das 8h, no Mercado Municipal Albano Franco, Centro. O projeto foi lançado no dia 10 de agosto de 2020 e percorreu os bairros da capital, realizando testes do tipo RT-PCR e antígeno.

 

De acordo com a área técnica da SMS, Mariana Aragão, desde o início do TestAju foram realizados 35.520 testes, sendo 29.092 não detectáveis e 6.428 testes detectáveis.

 

“Mesmo com o índice de letalidade zerado há 14 dias, e o cenário atual apresentando certa estabilidade, a SMS segue atenta a todos os índices, tanto de casos, quanto de óbitos e internações. A partir da redução nos indicadores, alteramos a estrutura para atendimento da covid, sem desassistir a população em nenhum momento”, enfatiza Mariana.

 

Testagem

 

A Saúde de Aracaju continua ofertando o atendimento para os usuários na Rede de Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção das UBSs Elizabeth Pita (Santa Maria), Niceu Dantas (Mosqueiro), Porto Dantas (Porto Dantas) e a Humberto Mourão (São Conrado) que, no momento, não estão fazendo a testagem.

 

Outro ponto que o usuário pode realizar a testagem é no Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal, no bairro Coroa do Meio, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira; e na Rede de Urgência e Emergência, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva e Fernando Franco, com funcionamento 24h.

 

|Fonte: Ascom SMS

|| Foto: Marcelle Cristinne

Postagem Anterior Próxima Postagem