Aniversário do Teatro Atheneu é celebrado com apresentação de espetáculo

“Amor por Anexins”, da Companhia Trem Bão, tem como proposta unir o clássico ao popular


O mais antigo espaço de espetáculo em atividade no estado, o Teatro Atheneu completa, nesta segunda-feira, 28 de março, 68 anos de fundação. Como forma de celebrar o aniversário deste importante espaço, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), promoverá o espetáculo “Amor por Anexins”, da Companhia Trem Bão. A apresentação acontece às 9h30, de forma gratuita para todos os públicos, e marca também o encerramento das ações alusivas ao Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo, comemorado no dia 27.

 

Tendo em vista o tema sempre atual do texto, a montagem da Cia. Trem Bão tem como proposta unir o clássico ao popular, seja na interpretação dos atores, seja na concepção visual do espetáculo. Quadros musicais dão ainda mais dinâmica à encenação, com melodias de composição própria e de domínio público.

 

“Amor por anexins” é a primeira peça teatral escrita por Artur Azevedo, em 1872, e conta a história de Isaías, um solteirão com idade avançada que tem o hábito de falar tudo com o uso de anexins – ditados populares. Isaías é apaixonado por Inês, uma jovem viúva à espera de um prometido casamento com um homem mais bonito e mais jovem, mas que nunca acontece. Mesmo desprezado por Inês, Isaías insiste em conquistar a amada através de cartas e abordagens diretas, sempre com o uso de anexins.

 

Sobre o Teatro Atheneu

Inaugurado em 1954, pelo então governador Arnaldo Rollemberg Garcez, inicialmente como auditório do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, o Teatro possibilitou a criação de novos grupos teatrais no estado. Nas décadas de 60 e 70, o Teatro Atheneu foi palco de resistência do movimento estudantil e político contra a ditadura militar, um espaço de resistência cultural. No início dos anos 80, teve suas portas fechadas e graças a intensos pedidos da classe artística sergipana foi reaberto em 1984.

 

O espaço é palco de espetáculos nacionais e internacionais de folclore, música, teatro, artes plásticas e dança. Entre os anos de 2009 e 2011, o Teatro Atheneu passou por uma extensa revitalização em toda a sua parte estrutural, com a substituição do sistema de ar-condicionado, reforma da bilheteria, administração e hall de entrada, assentamento de carpete na parte da plateia, pintura interna e externa, além de reforma da cobertura.

 

|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Foto: Reprodução/Internet


Postagem Anterior Próxima Postagem