Seleção juvenil de ginástica rítmica é convocada após intenso trabalho de formação

Após três estágios de treinamento, Comissão Técnica define lista com as sete ginastas que representarão o País ao longo do ano


No último final de semana, chegou ao final o Terceiro Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica de 2022 da categoria juvenil (13 e 14 anos), realizado presencialmente, no Centro de Treinamento da modalidade, em Aracaju.

 

Fizeram parte da atividade 13 ginastas, que representaram quatro regiões do país: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Na sexta-feira (18), foi definida a convocação das sete atletas que continuarão treinando na capital sergipana.

 

Em julho, a partir do dia 5, as atletas vão competir no Campeonato Pan-Americano, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Depois, a equipe participará do Sul-Americano, em outubro, na Colômbia. Em 2023, o grande desafio será o Mundial Juvenil.

 

Márcia Aversani, Coordenadora Técnica de Ginástica Rítmica da CBG, deposita confiança nesta geração, que vai representar a Seleção Juvenil do Brasil. “As etapas percorridas até aqui nos levaram até este momento, em que sem dúvida chegamos às melhores atletas do País. Estamos orgulhosas deste trabalho. São meninas muito dedicadas e competitivas”.

 

Segundo a coordenadora, a CBG conseguiu formar sua melhor equipe juvenil desde 2019. “Acho que essa qualidade é consequência do aprimoramento dos nossos próprios estágios de treinamento”.

 

Márcia enxerga na seleção que está se formando uma grande determinação de triunfar no esporte. “É uma geração que viveu um momento difícil, por causa da pandemia. Talvez até por isso, vejo que elas agarraram com unhas e dentes a oportunidade de fazer parte de uma Seleção Brasileira”.

 

Fernanda Heinneman é a única remanescente da Seleção Juvenil de 2021, que conquistou um ouro e uma prata na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli, na Colômbia. “Eu me sinto muito honrada por ter permanecido na Seleção Brasileira. O ano passado foi inesquecível. Espero agora poder agregar minha experiência ao grupo. Já sei como funciona a Seleção, e posso ajudar minhas colegas a não cometer os mesmos erros que cometemos”.

 



Na opinião de Fernanda, o processo de formação da Seleção, que foi composto por três estágios de treinamento, não apenas favoreceu a reunião dos maiores talentos do País, como também disseminou as melhores práticas de preparação. Na primeira etapa, de treinamento virtual, foram convocadas 31 ginastas e 13 treinadoras. “A cada estágio, sempre que a ginasta volta ao clube, retorna uma atleta mais bem preparada, evoluída. Com esse contato, essa reunião entre as melhores ginastas e as melhores treinadoras do Brasil, cada participante tem possibilidades de multiplicar esse trabalho em várias regiões do País”.

 

A treinadora da Seleção Juvenil, Juliana Coradine, disse que a comissão técnica teve muito trabalho para selecionar, entre as 13 participantes do último estágio, as sete ginastas da relação final, tamanha a qualidade das atletas.

 

“Recebemos ginastas com nível técnico muito maior do que imaginávamos. Foi uma grande surpresa. Além disso, são meninas com muita vontade, brilho nos olhos, e que realmente querem viver essa experiência. O trabalho de escolher sete entre essas 13 ginastas foi muito difícil, e isso é muito bom. Significa que o Brasil desenvolve um ótimo trabalho na Ginástica Rítmica”.

 

Ginastas convocadas

Eloah de Oliveira Santana – GRM/MG

Fernanda Heinneman – Associação Toledana/PR

Isadora Beduschi – Agiblu/SC

Laura dos Santos Gamboa – Osasco/SP

Lavínia Rocha – GRM/MG

Nicole Vasques – Unopar/PR

Yumi Rodrigues Moriyama – Unopar/PR

 

|Fonte: CBG

||Foto: Divulgação



Postagem Anterior Próxima Postagem