Após assalto, equipe da vacina itinerante tem recebido acompanhamento psicológico

Profissionais foram vítimas de criminosos enquanto atuavam na vacinação contra a covid-19



No último dia 29, profissionais que aplicavam a vacina contra a covid-19 de forma itinerante, no bairro Santa Maria, zona sul da capital, foram assaltados. Na ação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), nenhuma dose das vacinas foi roubada, no entanto, objetos pessoais dos trabalhadores foram levados pelos criminosos. Esse fato desperta atenção sobre uma questão que assola muitos profissionais em todo o país: a insegurança enquanto executam suas funções. Casos de trabalhadores sendo afetados diretamente pela ação de criminosos não são isolados. E este caso ocorrido em Aracaju é prova disso.

 

Sobre este fato, a Secretaria informou que disponibilizou apoio psicológico para servidores e, no momento, a equipe do Programa de Imunização tem reavaliado a estratégia de busca ativa por meio do carro itinerante, contando com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Enquanto isso, o serviço de vacinação itinerante continua suspenso. “O serviço está suspenso temporariamente e está passando por reformulação para voltar a ser ofertado”, explicou.

 

“Os profissionais foram orientados a prestar Boletim de Ocorrência e a GMA está pronta para dar suporte à Polícia Civil nas investigações após o incidente”, acrescentou a pasta.

 

Entretanto, segundo a SMS, algumas ações, com o intuito de levar mais segurança aos equipamentos públicos e profissionais que atuam na pasta, são tomadas há algum tempo. “Os equipamentos de saúde da rede municipal dispõem de monitoramento interno da Guarda Municipal e em bairros onde os índices de violência são mais elevados, há um reforço na segurança através de vigilância terceirizada. Entre agosto de 2018 e dezembro de 2021, foram frustrados 209 furtos/arrombamentos em unidades de saúde, graças ao sistema de vídeomonitoramento operacionalizado pela Guarda Municipal”, disse a Secretaria.

 

Alerta

Ainda no âmbito da segurança, a SMS alertou, na manhã desta segunda-feira, 04, que pessoas estão se passando por servidores da saúde e realizando abordagens em residências, afirmando ser para monitoramento de usuários enfermos. “A SMS não realiza esse tipo de serviço. As visitas domiciliares são realizadas durante a semana e agendadas entre o Agente de Saúde da região, a Unidade Básica de Saúde e o usuário cadastrado”, reforçou.

 

Ainda de acordo com a pasta, caso o usuário receba esse tipo de abordagem, a orientação é acionar a Polícia Militar, por meio do 190.

 

|Da redação

||Foto: Marcelle Cristinne/Secom



Postagem Anterior Próxima Postagem