Mesmo com flexibilização do uso da máscara, população deve manter cuidados preventivos

Uso passou a ser facultativo em todo o território municipal, no entanto, fica recomendada a sua utilização em ambientes com grande fluxo de pessoas, a exemplo de supermercados, unidades de saúde e no transporte coletivo


Sergipe De Hoje: Mesmo com flexibilização do uso da máscara, população deve manter cuidados preventivos

No último dia 25 de março, a Prefeitura de Aracaju, seguindo orientação do Comitê de Operações Emergenciais (COE) e da resolução estadual, flexibilizou o uso de máscaras faciais em locais abertos e fechados em virtude da diminuição, em 77,64%, do número de casos confirmados de covid-19 na cidade.

 

Contudo, a população precisa ficar atenta às recomendações que constam no Decreto municipal n⁰ 6.761/2022, sobretudo em relação ao uso desse equipamento de proteção, classificado pela Organização Mundial de Saúde como uma "ferramenta essencial" no combate à proliferação da covid-19, já que a pandemia - embora tenha apresentado redução significativa no número de novas notificações, internações e mortes -, ainda não acabou.

 

De acordo com o próprio decreto, o uso de máscara passou a ser facultativo em todo o território municipal, no entanto, fica recomendada a sua utilização em ambientes com grande fluxo de pessoas, a exemplo de supermercados, unidades de saúde e no transporte coletivo.

 

Nesses casos, a utilização passa a ter um caráter mais educativo ou de conscientização, levando em consideração que pessoas imunizadas também podem contrair a doença, ter uma infecção mais leve ou sem sintomas, e continuar transmitindo o vírus, o que ainda pode ser um risco para alguns grupos mais vulneráveis, a exemplo dos idosos ou dos imunossuprimidos, como ressalta a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.




“A pandemia ainda não acabou, o vírus continua circulando e a máscara é um anteparo à contaminação. Então se você está num ambiente fechado onde as pessoas têm um distanciamento pequeno entre elas, onde existe uma maior possibilidade de disseminação do vírus, é importante que as pessoas continuem usando a máscara para evitar essa contaminação", orienta a gestora.

 

De acordo com Waneska, a recomendação da Secretaria da Saúde é a de que as pessoas que têm comorbidades, imunossupressão e maior vulnerabilidade do sistema imunológico devem manter o uso da máscara em locais abertos, "porque são pessoas que estão suscetíveis", explica.

 

"Aquelas pessoas que apresentam sintomas gripais, que também são pessoas que podem estar contaminadas e podem transmitir, orientamos que também mantenham o uso, essas são as recomendações que fazemos de forma educativa”, frisa.

 

Outras recomendações

Também é recomendada a utilização de máscaras por pessoas com sintomas de resfriado comum, ou síndrome gripal; que se expõem ao contato com indivíduos sintomáticos, como profissionais de saúde, trabalhadores de serviço de atendimento ao público, familiares de pacientes sintomáticos e situações correlatas; pessoas não vacinadas contra a covid-19, ou que receberam imunização incompleta (menos de três doses, quando indicada a dose de reforço); imunossuprimidos; pessoas com idade maior que 60 anos, em especial aquelas com doenças crônicas; e gestantes.

 

Com relação à ocupação em estabelecimentos comerciais - como supermercados -, de hospedagem, instituições de serviços bancários, comércio em geral, academias de ginástica, templos religiosos, consultórios, parques, shoppings, entre outros serviços, fica autorizada a ocupação de 100% da capacidade, sem restrição de horário de funcionamento. A regra também é válida para eventos e, nos mesmos, o uso de máscara é optativo, porém a orientação é pela utilização do item, principalmente nos casos de locais com aglomeração acentuada.

 

|Com informações da Assessoria de Comunicação

||Fotos: André Moreira/Secom



Postagem Anterior Próxima Postagem