Assistência farmacêutica ampliada de Itaporanga é destaque em evento

Em 2021, 487 pessoas foram beneficiadas e, além dos medicamentos, também foram incluídos suplementos alimentares


A secretária municipal de Itaporanga d'Ajuda, Emanuely Carvalho Hora, participou nesta quarta-feira, 27, da 3ª MOSTRA “SERGIPE, AQUI TEM SUS”, realizada no Quality Hotel Aracaju e organizada pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e governo do estado de Sergipe. O evento contou com a apresentação de experiências exitosas em saúde idealizadas e executadas pelos municípios sergipanos e Itaporanga teve destaque entre os 62 projetos cadastrados, ficando na 10ª posição.

 

 

A secretária Emanuelly Hora realizou a apresentação do projeto que implantou no município e tem contribuído para diminuir o déficit farmacêutico da população. “A Assistência Farmacêutica Ampliada oferta medicamentos que a população tem necessidade, porém, não estão incluídos no componente básico, a lista Rename, que é de responsabilidade do município, e nem no componente especializado, que é de responsabilidade do estado. Nós fizemos a vinculação dessa população a um cadastro no Serviço Social tendo como base uma lei municipal para pessoas com vulnerabilidade social e econômica”, explicou.

 

 

Falando sobre o projeto, Emanuelly contou sobre os passos que o munícipe deve seguir para ser beneficiado. “A partir da realização de um cadastro na Assistência Social, analisamos os dados fornecidos e fazemos a autorização através de uma portaria da Secretaria Municipal de Saúde, que consiste na liberação da medicação via revista ABCFARMA, pela farmácia credenciada”, salienta a gestora.

 

 

No ano passado foram 487 pessoas beneficiadas e, além dos medicamentos, foram incluídos também suplementos alimentares. Na classificação geral dos municípios com projetos cadastrados este ano, Itaporanga ficou na 10ª colocação e a Prefeitura Municipal considera este um grande feito, pois não há nenhuma fonte de custeio senão os recursos do próprio município. “Tudo com recursos próprios”, frisa a secretária.

 

 |Fonte e foto: Assessoria de comunicação



Postagem Anterior Próxima Postagem