Câmara aprova custeio extra tarifário de gratuidade a PCDs e redução do ISSQN

Aprovações em 1ª, 2ª e 3ª votação e Redação Final, impactam o transporte público e seguem agora para sanção do Poder Executivo.

 


Em sessão realizada nesta terça-feira, 26, foi aprovada a redução da alíquota do ISSQN, incidente sobre os serviços públicos de transporte coletivo municipal, o custeio extra tarifário de gratuidade para pessoas com deficiência (PCDs) e a autorização do pagamento antecipado, de forma transitória e excepcional, do vale-transporte do servidor municipal foram aprovados pelo Parlamento Municipal.

 

As resoluções fazem parte do Projeto de Lei Complementar nº 6/2021 e do Projeto de Lei nº 94/2022, de autoria do Poder Executivo, onde foram abertas quatro Sessões Extraordinárias para aprovação das proposituras.

 

Redução de ISSQN

O Projeto de Lei Complementar nº 6/2021, que dispõe sobre a redução, por prazo determinado, da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN -, incidente sobre os serviços públicos de transporte coletivo, recebeu seis emendas.

 

Das emendas apresentadas, quatro eram de autoria de Ricardo Marques (Cidadania), uma da Professora Ângela Melo (PT) e uma da bancada da situação. Destas, apenas a última foi aprovada.

 

A emenda nº 6, de autoria da bancada, foi aprovada por 20 votos favoráveis. A alteração feita pela emenda define que as empresas de transporte público de Aracaju deverão priorizar a destinação das receitas que decorrer da aplicação da lei a manutenção dos empregos dos trabalhadores e pagamento dos salários atrasados, durante todo o período do programa provisório de custeio.

 

Gratuidade PCDs e pagamento antecipado do vale-transporte do servidor municipal

O Projeto de Lei nº 94/20222 institui o Programa Provisório de custeio Extra Tarifário de Gratuidades nos Transportes Coletivos Urbanos aos Portadores de Deficiência, e seu acompanhante, do município de Aracaju, e autoriza o pagamento antecipado, de forma transitória e excepcional, do vale-transporte do servidor municipal.

 

A iniciativa recebeu cinco emendas, sendo uma da vereadora Emília Corrêa (Patriotas) e quatro do vereador Ricardo Marques (Cidadania). Todas as emendas foram rejeitadas.

 

As proposituras foram aprovadas em 1ª, 2ª e 3ª votação e Redação Final e agora seguem para sanção do Poder Executivo.

 

| Com informações da Agência Câmara Aracaju

|| Foto: César de Oliveira

Postagem Anterior Próxima Postagem