Estudante desmaia durante protesto contra gestão escolar em Itaporanga d'Ajuda

Manifestação de pais e alunos teve o objetivo de confrontar a direção da unidade em relação a supostas denúncias envolvendo pressão psicológica contra estudantes e contou com apoio do Sintese

Sergipe De Hoje Notícias - Estudante desmaia durante protesto contra gestão escolar em Itaporanga d'Ajuda


Uma estudante do Centro de Excelência Felisbelo Freire, localizado no município de Itaporanga d’Ajuda, desmaiou durante a realização de um protesto de pais e alunos contra supostas posturas abusivas da gestão da unidade. Além desta aluna, outros também teriam passado mal e foram conduzidos à uma unidade básica de saúde da região.

 

De acordo com denúncia divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), alunos e responsáveis relataram que a gestão escolar "não faz o devido acolhimento dos estudantes e muito menos aos pais, mães e responsáveis". Por conta disso, ainda conforme informado pela entidade, "muitos estão sofrendo com crises de ansiedade e desmaios durante as aulas".

 

Ainda conforme denúncia do Sindicato, a gestão da unidade, que conta com 729 matriculados, sendo 506 do Ensino Médio e 223 da Educação de Jovens e Adultos, e funciona no sistema integral de ensino, tem sido alvo de diversas reclamações, inclusive envolvendo supostas “ameaças” direcionadas ao corpo discente.

 

"Mães e estudantes contaram também que nas últimas semanas dezenas de estudantes foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento, que fica próximo à escola. As dirigentes sindicais foram informadas também que, diversos estudantes, assim que o ato desta terça foi marcado, foram ameaçados pela diretora da escola", afirma um dos trechos da nota divulgada pelo Sindicato.

 

O Sintese ressaltou, também, a ausência de condições estruturais da unidade, fator que, na interpretação da entidade, contribui com a "tensão" vivida pelos estudantes. "O refeitório existente foi improvisado a partir de duas salas de aula. Há também, segundo os estudantes, insuficiência no cardápio da alimentação", dispara.

 

Após o ato, representantes do Sindicato, juntamente a um grupo de alunos, estiveram no Ministério Público local com o intuito de agendar uma audiência pública com o promotor responsável pela área da Educação. "Alguns foram recebidos pela assessoria do promotor que informou já ter recebido denúncias sobre a situação e solicitações de reuniões para tratar da questão. A professora Ivônia sugeriu que fosse realizada uma audiência pública onde pais, mães, responsáveis, professores, estudantes e a direção da escola fossem ouvidos", explica.

 

O Sintese ainda comentou que buscará uma audiência com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) para tratar especificamente sobre o caso. “Pelo que ouvimos das mães e dos estudantes, a situação é muito grave. Por isso vamos buscar uma audiência na Seduc. É preciso que a secretaria tome efetivo conhecimento do que está se passando e tenha uma solução”, disse a dirigente Ivônia Ferreira.



 

Porém, diferentemente do que foi pontuado pelo Sindicato, a Seduc recebeu com “estranheza” a notícia que sugere descontentamento dos pais e alunos em relação à gestão escolar, alegando que “não há nenhuma reclamação oficial sobre a gestora da unidade de ensino”. “A Secretaria informa, ainda, que a escola possui conselho escolar com representantes de pais, estudantes e professores e que dialoga constantemente”, justifica.

 

“A gestão democrática da escola é executada via conselho escolar. Um instrumento importante e democrático”, acrescenta.

 

Além disso, a Seduc relatou que, no momento do ato, os manifestantes tentaram arrombar o portão da unidade e um vigilante acabou sendo agredido. Esse profissional, de acordo com a Seduc, prestou um boletim de ocorrência sobre a situação e o caso está sendo investigado pela polícia.

 

Conselho Tutelar

Nossa equipe de reportagem também procurou o Conselho Tutelar Municipal para buscar saber se a entidade recebeu alguma denúncia relacionada ao assunto e quais medidas estão sendo tomadas. Porém, até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno. O espaço continua aberto para pronunciamento, através do e-mail: sergipedehoje@gmail.com.

 

|Da redação

||Foto: Reprodução

 

Postagem Anterior Próxima Postagem