I Formação e Aperfeiçoamento de Docentes no Nordeste acontece de maio a junho

São 60 vagas destinados a docentes pretas e pretos do ensino básico, para curso online que tem duração prevista de três meses

 

Sergipe De Hoje Notícias - I Formação e Aperfeiçoamento de Docentes no Nordeste acontece de maio a junho

A I Formação de Aperfeiçoamento de Docentes no Nordeste, que acontecerá de 7 de maio a 18 de junho, tem o objetivo de promover a circulação e leitura da produção intelectual de mulheres negras. As inscrições ocorrerão de 18 a 22 de abril, através de formulário disponibilizado em link no Instagram @editoradialogosinsubmissos.

 

A formação será realizada em parceria com o Grupo de Pesquisa Diáspora: Grupo de Estudos em Práticas Musicais, Afrodiaspóricas e seus Atravessamentos, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Fundação Rosa Luxemburgo (FRL), que enviará via correio material didático base da formação, composto por quatro publicações intelectuais de mulheres negras: Vozes Insurgentes de Mulheres Negras (2019); Radical Imaginação Política de Mulheres Negras (2020); Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas (2021) e o e-book Slam Insubmisso 2021 - Edição Especial Autoras Nordestinas (2021), todas disponíveis em PDF para download no site da FRL.

 

Com 120 horas no total, esta primeira formação, traz sete linhas temáticas, que abrangem reflexões nos campos das artes e suas poéticas, literatura, geopolítica, educação, gênero, raça e sexualidades. Para reafirmar estas pautas foram convidadas/os profissionais com experiência docente e pesquisas acadêmicas que transversalizam as temáticas com as obras a serem trabalhadas na formação.

 

São eles: a idealizadora da Editora Diálogos Insubmissos, Dayse Sacramento, hoje professora de Língua Portuguesa do IFBA, a mestra em Cultura e Identidade, Carla Freitas, o geógrafo e doutor em educação pela UFBA, Eduardo Miranda, Luan Sodré, músico e pesquisador do campo da música, cultura e sociedade, Liz Sandra Souza, doutora em Língua e Cultura (UFBA), a mestra e doutorada em dança Edeise Gomes e a poetisa, pesquisadora e artista das palavras Stella.

 

De acordo com Dayse Sacramento, o recorte geopolítico é importante, pois acredita que somos uma região que tem uma potente e robusta produção intelectual. “Destacar o nordeste é um movimento de valorizar nosso povo e fortalecer a ideia de que nós produzimos intelectualidade e conhecimento”.

 

As aulas da I Formação e Aperfeiçoamento de Docentes ocorrerão sempre aos sábados, de 09h às 17h, totalmente on-line de forma síncronas realizadas pelo Zoom e assíncronas através do Google Classroom. Docentes pretas e pretos que participarem do aperfeiçoamento receberão Certificado de 120h emitido pela Diálogos Insubmissos, pelo grupo de pesquisa Diáspora (UEFS) e pela Fundação Rosa Luxemburgo.

 

|Da Redação

||Foto: Divulgação

Postagem Anterior Próxima Postagem