Funcap celebra o Dia Internacional da Arte e do Desenhista com programação especial

Exposição coletiva, lançamento de livros, exibição de documentário e apresentações ao vivo fazem parte da solenidade que ocorre no dia 14.

 


 

A arte é uma importante forma de expressão e de vida para muitos e é celebrada em 15 de abril como Dia Internacional da Arte e do Desenhista, em forma de homenagem a Leonardo da Vinci, um dos maiores artistas de todos os tempos. O Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), criou uma programação alusiva a data que acontecerá nesta quinta-feira,14, com exposições coletivas de arte, documentário, literária e apresentações ao vivo.

 

A exposição coletiva, Sergipe no Traço da Arte”, com obras de 22 artistas, será realizada no Corredor Cultural Wellington Santos “Irmão”, terá a sua solenidade de abertura às 10h, e ficará disponível para visitação até o dia 30 de abril de forma gratuita sem agendamento prévio.

 

O evento, que conta com a apresentação dos repentistas Eri e Erisvaldo, conhecidos como “os bregas da embolada”, após a solenidade de abertura da exposição, terá a exibição do filme documentário “Arte que vem das ruas”, dirigido e produzido por Cariolando dos Santos, que participou dos editais da Lei Aldir Blanc. No filme, diversos artistas: de rua, das praias, dos calçadões e todos os lugares, relatam suas vivências e dificuldades.

 

Para quem comparecer ao evento, será realizada a distribuição da obra literária “Contos Serigy – Uma Antologia Sergipana em Quadrinhos”, com projeto gráfico e roteiro assinado pelo ilustrador e quadrinista Marlone Santana. “O trabalho tem como proposta apresentar aspectos da cultura sergipana por meio de histórias em quadrinhos que afirmam a identidade cultural local e o sentimento de pertencimento a um espaço físico e simbólico comum” explica a Funcap. E contará também com o lançamento da obra “AMABA: o esquecido círculo da cultura da Aracaju dos anos de 1980”, do escritor e professor Zezito de Oliveira,  sobre acontecimentos ocorridos no Bairro América, localizado na capital, no período de 1983 à 1990.


|Da redação

||Foto: Ascom / Funcap

Postagem Anterior Próxima Postagem