Agentes da Marinha, Administração Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Brejo Grande, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe participam da ação
Uma força-tarefa, envolvendo vários órgãos de segurança pública e ambientais, está sendo realizada desde o início da manhã desta quarta-feira, 13, no povoado Saramén, município de Brejo Grande. A operação investiga o encalhamento de uma embarcação na região, no último fim de semana.
Agentes da Marinha, Administração Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Brejo Grande, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe participam da ação, que também conta com apoio de populares no levantamento de informações sobre o fato.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a pedido da Adema, foi enviada uma equipe de mergulhadores para o local com o objetivo de auxiliar os órgãos fiscalizadores na ação. A PM, por sua vez, apenas disse que "trata-se de uma operação coordenada pela Marinha". Sem dar mais detalhes.
Já a Marinha do Brasil emitiu, na última terça-feira, 12, um comunicado informando que tomou conhecimento do fato no dia 08 deste mês, relatando que a Equipe Naval, acompanhada de representantes do Ibama, esteve no local do encalhe, realizando algumas ações "As equipes verificaram que não há riscos de poluição e tomou as medidas cabíveis relacionadas à segurança da navegação", diz.
"Um inquérito administrativo da Agência da Capitania dos Portos em Penedo vai apurar as circunstâncias do encalhe", acrescenta. No entanto, sobre as ações realizadas nesta quarta, a Marinha não apresentou novos desdobramentos da ação.
Até o momento, a Adema também não se pronunciou sobre o fato.
Carga saqueada
A embarcação transportava vários tipos de mercadorias, como relógios, óculos, carregadores de celulares, entre outros. Parte dessa carga, que ainda não há confirmação de locais de origem e destino, foi saqueada por moradores do entorno do povoado Cabeço, localizado nas proximidades da Foz do rio São Francisco.
|Da redação
||Foto: Divulgação