Audiência Pública debate valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias

Evento proposto pelo deputado Zezinho Sobral acontecerá na próxima sexta-feira, dia 27, no Plenário da Assembleia Legislativa

 


A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realiza na próxima sexta-feira, dia 27 de maio, às 9 horas, uma audiência pública sobre “Emenda Constitucional (EC 120/22) e a valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias”. De autoria do deputado estadual Zezinho Sobral (PDT), a iniciativa reunirá profissionais das duas categorias e representantes de entidades sindicais que discutirão sobre os avanços do SUS e a importância desses profissionais no cotidiano da saúde pública.

 

Presenças de membros da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias (FENASCE), Sindicato dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias do Município de Aracaju (SACEMA), Sindicato dos agentes comunitários de saúde e de combate as endemias do Município da Barra dos Coqueiros (SACEMBA) e Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias do Município de Nossa Senhora do Socorro (SACEMS).

 

O Congresso Nacional promulgou no início do mês de maio a Emenda Constitucional 120, que trata do piso salarial e da valorização dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A emenda decorre da PEC 9/2022, aprovada no Senado no dia 04 de maio, e determina piso de dois salários mínimos, adicional por insalubridade e aposentadoria especial para a categoria.

 

“Vamos discutir políticas públicas para avanços da categoria no desempenho das suas funções. São profissionais imprescindíveis na construção diária do SUS. Eles estão no dia a dia da Estratégia de Saúde da Família, agregando na Atenção Básica, visitando os domicílios, acompanhando de perto os relatos da comunidade, identificando os problemas e agravos de saúde, fazendo os encaminhamentos. A importância de cada um desses homens e mulheres ficou muito clara durante a pandemia do coronavírus. Eles são essenciais para que as necessidades da população alcancem todos os serviços de saúde”, destaca o deputado Zezinho Sobral.

 

|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Foto: Jadilson Simões/Rede Alese

Postagem Anterior Próxima Postagem