Centro de Reabilitação do Ipesaúde disponibiliza serviço de fisioterapia respiratória

O Centro de Reabilitação possui equipe multidisciplinar em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional

 


O sistema respiratório possui papel fundamental no corpo humano, como absorção de oxigênio e eliminação de gás carbônico, ajudando a manter o equilíbrio do organismo. Assim como em outras partes do corpo, a manutenção da saúde desse sistema é imprescindível. Apesar disso, algumas disfunções podem surgir e gerar doenças respiratórias agudas ou crônicas, como asma, rinite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), sinusite, tuberculose, como também procedimentos, a exemplo de cirurgias cardiovasculares entre outros.

 

Para auxiliar no tratamento, o Ipesaúde realiza um trabalho de fisioterapia respiratória, por meio do Centro de Reabilitação da autarquia, como explica Julia Caroline, preceptora de estágio supervisionado da área da fisioterapia cardiopulmonar, da Universidade Tiradentes (Unit).

 

“A fisioterapia respiratória consiste na reabilitação de pessoas que têm algum distúrbio cardiorrespiratório, a exemplo de derrame pleural, síndrome da angústia respiratória aguda (SARA), DPOC, tuberculose e que necessitam de tratamento, em virtude da perda da capacidade funcional. Atuamos para melhorar essa capacidade, a partir da necessidade de cada paciente ”, explica Julia Caroline, que acrescenta que antes do tratamento é necessário avaliar cada caso, por meio de exames de imagem e coleta de dados para prosseguir com a melhor assistência.

 

Serviço

O Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco é a unidade de referência do Ipesaúde, que acolhe beneficiários com necessidades de tratamentos fisioterapêuticos, além de diversas especialidades com uma equipe multidisciplinar em Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional entre outros.

 

A unidade fica localizada na rua Dom José Thomaz, 331, bairro São José, em Aracaju e o contato para informações sobre marcação de consultas e atendimento pode ser realizado através dos (79) 3211-0904 e (79) 3211-1727. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.


| Fonte e foto: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem