Comunidade LGBTQIA+ celebra título de cidadania de Mário Leony

Com mais de duas décadas de atuação na segurança pública de Sergipe, delegado é um dos principais nomes da luta por igualdade e equidade social 

O título de cidadania sergipana concedido ao delegado Mário Leony, nesta segunda-feira, 30, durante solenidade na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), foi celebrado por representantes de movimentos sociais ligados à comunidade LGBTQIA+. O "delegado do amor", como é conhecido, recebeu a honraria por meio de uma indicação do deputado estadual, Zezinho Sobral (PDT), em reconhecimento as mais de duas décadas de atuação na segurança pública do estado.

Natural da cidade Salvador, no estado da Bahia, Mário Leony reside em Sergipe desde o ano de 2001, quando foi efetivado no cargo de delegado da Polícia Civil de Sergipe. Em 2012, ele já tinha recebido o título de Cidadão Aracajuano, concedido pela Câmara Municipal, mas foi um pouco antes, no ano de 2006, que passou a atuar com destaque nas ações de enfrentamento à violência lgbtifóbica. Tornando-se, assim, um dos principais nomes da comunidade LGBTQIA+ do estado. 

Para a presidente da Transunides, Jéssica Taylor, ter uma delegado assumidamente gay e que luta pela causa há tantos anos recebendo esse título representa o "reconhecimento da importância de tantas lutas e resistência que Mário vem travado junto aos movimentos".  "É uma grande riqueza  ter Mário como militante, ativista e policial na luta contra LGBTQIAP+fobia e, agora, reconhecido como cidadão sergipano", afirma.



Assim como Taylor, o presidente da CasAmor Neide Silva, Eron Neto, considera a honraria como um marco histórico na pauta da comunidade. "Quando uma pessoa LGBTQIAP+ como Mário avança, todos avançam. Ele representa, para o movimento, a coragem e a dedicação na luta por mais cidadania, equidade e respeito.  É o nosso orgulho na Segurança Pública, no ativismo e em todas as construções sociais. Um sergipano de alma que sempre será abraçado e acolhido por todos nós", disse. 

"É uma homenagem mais que merecida ao nosso querido delegado do amor, que tem uma trajetória importantíssima na segurança pública em Sergipe, mas, também, nos movimentos sociais que lutam pelos direitos humanos e contra a LGBTfobia", acrescentou a militante transfeminista e representante da Amosertrans, Geovana Soares.




O representante da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública - LGBTI+ (Renosp), Leandro Martins, avalia o momento como de "muito orgulho" para a comunidade. "É muito importante ver Mário Leony, enquanto agente de segurança e militante de direitos humanos, receber o título de cidadão sergipano por tudo o que ele tem feito no seu fazer profissional e pessoal, também, aqui no estado de Sergipe e no Brasil. Mário mostra que é capaz ser um defensor direitos humanos e ser um agente de segurança pública ao mesmo tempo. Não há motivos para vermos oposição entre essas pautas, muito pelo contrário. Enquanto trabalhadores da segurança pública, temos a obrigação de defender e lutar pela defesa dos direitos humanos dentro e fora das nossas instituições", pontuou. 


A vereadora Linda Brasil também esteve presente na solenidade e destacou que "este momento representa uma homenagem a quem já serve de fato a população de nosso estado". "Um combatente nas trincheiras a favor do bem comum, um trabalhador servidor público dedicado, uma pessoa que arrisca a vida pelos seus ideias de justiça social e, também, um irmão querido na fé cristã Salto Quantista", declarou.




"Muito feliz de poder ver este momento em que temos o reconhecimento por este guerreiro do bem que está também comigo no psol nas lutas para que possamos amar e mudar as coisas", complementou.

O título
O deputado estadual Zezinho Sobral (PDT), que indicou a propositura na Alese, pontuou que a escolha do nome de Mário Leony para receber o título foi motivada pelo "reconhecimento por todos os esforços e ações para que Sergipe seja sempre o estado seguro, humano e fraterno".

"O nome de Mário Leony é sinônimo de respeito, de profundidade e de coerência. Um cidadão destemido, multifocado e contribuitivo para Sergipe e o Brasil diante das lutas em favor dos direitos das pessoas LGBTQIA+ e da igualdade que este mundo mundo precisa", afirmou.



"Mário Leony é uma referência no debate, na causa e na defesa de todos esses irmãos que lutam pela autonomia e merecem todo o respeito. Mário é conhecido pelo trato, diálogo e olhar atento e inclusivo. Sempre voltado às necessidades institucionais e garantias de direitos e mais respeito ao ser humano, às raças, às orientações sexuais, religiões e crenças. Essa honraria é um reconhecimento de Sergipe à sua importância como cidadão e profissional. Você é um orgulho para sua família, seus amigos, colegas de trabalho e toda a sociedade", finalizou.

|Da Redação
|Fotos: 1 - Joel Luiz/Alese/ Demais - Divulgação


Postagem Anterior Próxima Postagem