“Precisamos proteger as nossas crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual”, alerta vereador Byron

Vereador utilizou o expediente para chamar atenção aos fatos ocorridos nesta quinta e a importância do cuidado com a criança e o adolescente



Com a notícia da prisão de um funcionário público acusado de pornografia infantil e com a chegada do 18 de Maio, data marcada pelo Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o vereador Sargento Byron (Republicanos), usou o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária para fazer um alerta na Casa Legislativa e pedir o fortalecimento das políticas públicas de prevenção e fiscalização no Município de Aracaju.

 

De acordo com o Ranking Mundial de Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países, com cerca de 500 mil casos registrados por ano. Preocupado com os dados alarmantes, o parlamentar cobrou que as políticas públicas voltadas a essa temática sejam prioridade em nossa capital. “Assistência Social, Conselho Tutelar, o Sistema de Justiça, toda a rede de proteção da criança e do adolescente precisam estar de mãos dadas para combater a violência sexual contra nossas crianças e adolescentes. Nós, cidadãos, também temos responsabilidade social nessa luta. Precisamos de órgãos fortes, estruturados e com profissionais capacitados para entender o problema e intervir. Esses abusos e exploração podem estar ocorrendo próximos de nós. Precisamos estar sob alerta o tempo todo e analisando os sinais”, clamou.

 

Byron lamentou a atual situação dos conselhos tutelares da capital sergipana. Segundo o parlamentar, profissionais têm denunciado a falta de estrutura e condições de trabalho que não facilitam o desenvolvimento do trabalho. “É um órgão extremamente importante, principalmente para atuar junto aos cidadãos em situação de risco social, onde está o maior número de crianças e adolescentes vulneráveis a essas explorações, violências. Esse órgão precisa, urgentemente, ser valorizado”, cobrou.

 

O vereador também pediu aos vereadores que, por meio de seus canais, seja realizado um trabalho de conscientização e de estímulo da denúncia. “Senhoras e senhores vereadores, precisamos nos unir para alertar a população sobre esses casos. Precisamos proteger as nossas crianças e adolescentes contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, finalizou.

 

|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Foto: Gilton Rosas/CMA

Postagem Anterior Próxima Postagem