Projeto incentiva doação de sangue em universidade

Iniciativa do curso de enfermagem conta com apoio do Hemose

 


 

Uma bolsa de sangue com mais ou menos 410ml pode ajudar a salvar até quatro vidas. Doando a cada três meses, uma pessoa pode ajudar até 12 outras. Mas, infelizmente, menos de 2% dos brasileiros doam sangue regularmente. Para incentivar esse ato de solidariedade, a Universidade Tiradentes e o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizaram na quarta-feira, 25, uma ação do projeto Unit + Vida.

 

 

A iniciativa é do curso de Enfermagem. “Esse projeto já teve outras edições e pelo menos uma vez por ano a gente fazia essa atividade. Devido à pandemia, a gente suspendeu e agora com esse retorno das atividades e com a própria disponibilidade do Hemose, a gente viu a necessidade retomar primeiro, pensando na questão solidária da gente ajudar, contribuindo com a sociedade e com a questão da doação de sangue para salvar vidas”, explica a professora Rebecca Maria Oliveira de Góes, coordenadora de estágio.

 

 

“Outro ponto importante é a própria formação do aluno que está se formando no curso de enfermagem, do 9º período e que atua na parte da atenção hospitalar, para que ele conheça como é que a gente consegue organizar uma campanha. A gente está com 120 alunos que estão trabalhando na divulgação, organização e logística. Então, diante dessas duas necessidades, a gente viu realmente a oportunidade de retomar com essa proposta. E graças a Deus está dando tudo certo”, acrescenta.

 

 

De acordo com a estudante do curso, Claudenira Costa Reis, ajudar na organização é recompensador. “É uma ação muito positiva estar sempre ajudando outras pessoas de uma forma muito simples e fácil, que organizar um evento como esse”, afirma.

 

 

O projeto facilita o acesso do doador ao hemocentro. É o que diz a assessora de comunicação da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Rosângela Cruz. “O Hemose trabalha com esse programa de coleta externa, em que desloca toda a estrutura até a unidade parceira, neste caso a Unit. É um trabalho importante porque a gente fomenta a cultura da doação e fideliza o doador. Para a gente é importante que esse doador doe hoje, mas renove a sua doação. A estimativa é sair daqui com 150 bolsas, que já é um número bom porque a gente cumpriu uma missão diferenciada, que foi trazer o serviço para facilitar o acesso do cidadão”, diz.

 

 

“Cada vez que o Hemocentro vai para um ambiente como esse, um ambiente de educação, onde vai encontrar professores, alunos, gestores comprometidos com a educação e educação em saúde, para o Hemose é muito importante”, acrescenta Rosângela.

 

 

A colaboradora da Unit, Amora Barbosa, após algum tempo sem conseguir doar sangue, ela não deixou passar a oportunidade. “Como a gente sabe, há uma deficiência no banco de sangue daqui, então resolvi fazer parte dessa campanha para ajudar alguém de alguma forma. Há muito tempo eu não doava sangue. A minha última doação foi em 2014. Então eu achei super válido essa campanha na Unit que proporcionou essa oportunidade tanto para os alunos quanto para os colaboradores”, ressalta.

 

|Fonte e foto: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem