Trechos da Orla Por do Sol, praia do Viral e Crôa do Goré passam a ter balizamento náutico

Ferramenta de demarcação para banhistas e condutores de embarcações tem foco na segurança dos frequentadores

No fim da tarde desta sexta-feira, 06, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), realizou a solenidade de entrega do balizamento náutico da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, localizada no bairro Mosqueiro, Zona de Expansão da capital sergipana. O projeto, que consiste em demarcação de um trecho do rio Vaza-Barris para a segurança dos banhistas, teve investimento de R$ 384.200,65, com recursos do próprio município.

 

Executada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o balizamento foca na diminuição do risco de acidentes náuticos na localidade, garantindo a tranquilidade de banhistas e condutores de embarcações que frequentam a região. Além da Orla, regiões da praia do Viral e Crôa do Goré.

 

De acordo com o prefeito, o projeto atende a uma solicitação da Marinha do Brasil, que aponta a necessidade de separar a área de banhistas da área de passagem das embarcações, em pontos turísticos monitorados pelo município. Dessa maneira, segundo ele, tragédias poderão ser evitadas. "Uma obra muito necessária porque temos a orla com o pôr-do-sol mais bonito do Brasil e, agora, teremos o pôr-do-sol mais seguro do Brasil. Definimos os locais onde as pessoas poderão tomar banho e onde as embarcações poderão circular. Era um sonho, uma necessidade. Aqui já houveram muitos acidentes, mas, a partir de hoje, além da beleza, tornaremos o lugar bastante seguro", explica.

 

"Também estamos definindo essa demarcação na Crôa do Goré e na praia do Viral. Aracaju está dando um exemplo para o Brasil, porque poucas cidades que têm esse tipo de orla têm balizamento. Foi um trabalho longo, por isso demorou, porque foi feito todo um estudo necessário para que a gente pudesse fazer tudo dentro do rigor técnico. Essa obra estava sendo espera e chegou para garantir, pois, além da extraordinária beleza, agora também temos mais segurança para as pessoas que frequentam", acrescentou.

 


O diretor de Orlas e Parques da Emsurb, José Lino de Castro, reforçou que, a partir dos pontos demarcados pelo balizamento, os banhistas terão uma área de 200 metros protegida do acesso das embarcações. "A divisão será exatamente para contribuir com a segurança dos banhistas e, também, dos condutores das embarcações. Enquanto de um lado, numa área de 200m, as pessoas poderão usufruir do rio, após a demarcação teremos a área de circulação das embarcações, sendo essa parte fiscalizada pela Marinha. A Marinha, inclusive, vai fiscalizar e homologar o balizamento, enquanto em terra, que é competência do município, tudo será identificado com placas e orientações", assegurou.

 


Presente na solenidade, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) destacou a importância da demarcação, reforçando a necessidade de os banhistas e condutores respeitarem as orientações para que os momentos de lazer sejam aproveitados com segurança. "Esses itens de balizamento náutico para a Orla Pôr do Sol, Praia do Viral e Crôa do Goré, vão contribuir, e muito, com melhorias na sinalização das áreas para navegação de embarcações motorizadas. Isso é mais segurança para os banhistas e condutores de veículos aquáticos. Essa iniciativa da prefeitura merece nossos aplausos, porque turismo e segurança devem sempre andar juntos”, destacou.

 

|Por John Santana/Da equipe De Hoje

||Fotos: Felipe Goettenauer/Emsurb – Assessoria de Comunicação/Zezinho Sobral



Postagem Anterior Próxima Postagem