Kitty Lima denuncia falta de médico em UBS da capital

Segundo a parlamentar, além da ausência desse profissional, unidade também está sem gerência; SMS nega as acusações



A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), denunciou, nesta sexta-feira, 06, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Amélia Leite, localizada no bairro Suíssa, está sem médico para o atendimento da população. Segundo ela, o local não tem profissional da área há cerca de um mês. A parlamentar também informou que a UBS está sem direção desde abril. Kitty garante que esteve na unidade durante a manhã, em busca de atendimento para o irmão, mas, ao chegar lá, se deparou a situação.

 

"A situação da UBS Amélia Leite é um absurdo e um total desrespeito à população usuária dos serviços de saúde pública do município. Sou moradora do bairro Suíssa e sempre frequentei esse posto de saúde que, para minha surpresa, está nessa completa falta de gerência por parte da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Ficar sem médico há mais de um mês é rir da cara do usuário que procura a unidade para cuidar de sua saúde,  isso é inaceitável", afirma Kitty.

 

"Para piorar ainda mais a situação o posto está sem diretor, isto é, além da falta de médico para atender a população, não tem profissional para gerir uma unidade tão importante para os moradores do bairro Suíssa e região. Esse é o cuidado que Edvaldo Nogueira dá para a saúde dos aracajuanos, sem médico para atender pacientes e uma UBS sem um responsável técnico. Essa é a capital da qualidade de vida de Edvaldo Nogueira", lamenta a deputada.



Devido a situação encontrada, ela disse que enviará ofícios à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) cobrando explicações sobre a ausência de médico no Amélia Leite e o motivo da unidade de saúde estar atualmente sem gestor. "Isso é um desrespeito com a população, com o contribuinte que paga seus impostos e que espera que a prefeitura faça sua parte garantindo a efetividade dos serviços básicos. Edvaldo Nogueira brinca de ser prefeito, faz promessas que não cumpre e sua administração desastrosa tem afetado diretamente e de forma negativa a vida dos aracajuanos. Não se brinca com a saúde de ninguém, prefeito, respeite o povo e vá trabalhar de verdade", alfinetou a parlamentar.

 

No entanto, contrariando o que foi relatado pela deputada, a SMS pontuou que há duas Equipes de Saúde da Família (ESF) na unidade, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários, que juntas já atenderam 3.448 usuários este ano.

 

Porém, ainda de acordo com a Secretaria, um dos médicos “está atualmente afastado por motivo de doença”. Contudo, a pasta garante que a população atendida por esse profissional “está sendo remanejada temporariamente para a profissional da outra ESF”.

 

Sobre a ausência de gerente na unidade, a SMS disse que um novo profissional está sendo contratado, restando apenas a publicação da nomeação no Diário Oficial do Município.

 

|Da Redação

|Fotos: Divulgação

Postagem Anterior Próxima Postagem