Canal transborda e moradores ficam ilhados no Lourival Batista

Situação foi registrada neste domingo e, segundo populares, carros foram retirados das garagens para não serem atingidos pela água



As fortes chuvas que caem na capital sergipana provocaram o transbordamento de um canal no conjunto Lourival Batista, Zona Oeste de Aracaju. O fato, registrado em vídeo neste domingo, 05, tem gerado incômodo nos moradores que relataram "continuidade do problema ano após ano". Alguns também informaram à nossa equipe de reportagem que estão "ilhados por causa da chuva" e que "precisaram tirar os carros das garagens" para evitar que fossem atingidos pela água.


"Entra ano e sai ano, mas a situação não muda. Sempre que chega essa época, o canal transborda e a gente fica preso dentro de casa. A rua se transforma em um rio", revelou uma dona de casa, que pediu para não ser identificada. 


Além dela, um outro morador também conversou com nossa equipe e revelou que o fato é constante e, mesmo com uma ação ou outra por parte da prefeitura, o problema nunca foi, de fato, solucionado. "Basta junho chegar que a gente já fica esperando isso acontecer. Todo ano é a mesma coisa e a situação é essa mesmo, sempre ficamos ilhados. O pior é que falam que vão ajeitar esse canal, mas nunca resolvem", contou o motorista de aplicativo, Júnior Rocha.



Procurada para falar sobre o assunto, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informou que a situação no local já está normalizada e que, de maneira preventiva e regular, "realizou a limpeza do canal do conjunto Lourival Batista, no último mês de maio, utilizando os métodos mecanizado e por barragem." "Em determinados pontos, ocorre um aumento no nível de alguns canais - e não o transbordamento -, chegando a ocasionar o retorno das águas pluviais pelas galerias, fazendo com que a água chegue até as vias", explicou.


Ainda de acordo com a Emsurb, os agentes "atuam preventivamente, também, para assegurar o devido escoamento das águas fazendo a desobstrução das bocas de lobo, em apoio ao trabalho que já é feito regularmente pela Emurb." "Objetivando contribuir ainda mais com as ações de limpeza nesses locais, idealizamos colocamos em prática a instalação de tela de contenção em canais revestidos, para impedir que o lixo descartado de forma irregular pela população passe para as galerias", finaliza.


|Da Redação

||Fotos: Enviadas pelas fontes

Postagem Anterior Próxima Postagem