Situação foi registrada neste domingo e, segundo populares, carros foram retirados das garagens para não serem atingidos pela água
As fortes chuvas que caem na capital sergipana provocaram o transbordamento de um canal no conjunto Lourival Batista, Zona Oeste de Aracaju. O fato, registrado em vídeo neste domingo, 05, tem gerado incômodo nos moradores que relataram "continuidade do problema ano após ano". Alguns também informaram à nossa equipe de reportagem que estão "ilhados por causa da chuva" e que "precisaram tirar os carros das garagens" para evitar que fossem atingidos pela água.
"Entra ano e sai ano, mas a situação não muda. Sempre que chega essa época, o canal transborda e a gente fica preso dentro de casa. A rua se transforma em um rio", revelou uma dona de casa, que pediu para não ser identificada.
Além dela, um outro morador também conversou com nossa equipe e revelou que o fato é constante e, mesmo com uma ação ou outra por parte da prefeitura, o problema nunca foi, de fato, solucionado. "Basta junho chegar que a gente já fica esperando isso acontecer. Todo ano é a mesma coisa e a situação é essa mesmo, sempre ficamos ilhados. O pior é que falam que vão ajeitar esse canal, mas nunca resolvem", contou o motorista de aplicativo, Júnior Rocha.
Procurada para falar sobre o assunto, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informou que a situação no local já está normalizada e que, de maneira preventiva e regular, "realizou a limpeza do canal do conjunto Lourival Batista, no último mês de maio, utilizando os métodos mecanizado e por barragem." "Em determinados pontos, ocorre um aumento no nível de alguns canais - e não o transbordamento -, chegando a ocasionar o retorno das águas pluviais pelas galerias, fazendo com que a água chegue até as vias", explicou.
Ainda de acordo com a Emsurb, os agentes "atuam preventivamente, também, para assegurar o devido escoamento das águas fazendo a desobstrução das bocas de lobo, em apoio ao trabalho que já é feito regularmente pela Emurb." "Objetivando contribuir ainda mais com as ações de limpeza nesses locais, idealizamos colocamos em prática a instalação de tela de contenção em canais revestidos, para impedir que o lixo descartado de forma irregular pela população passe para as galerias", finaliza.
|Da Redação
||Fotos: Enviadas pelas fontes