Rogério Carvalho diz que Sergipe está com saudades do PT

Senador e pré-candidato a governador de Sergipe afirma diálogos são fundamentais para conhecer de perto as dificuldades pelas quais os sergipanos têm passado



As dificuldades de acesso à assistência técnica pública e falta investimentos na agricultura familiar foram os principais problemas relatados pelos pequenos produtores do município de Japoatã que se reuniram com o senador e pré-candidato a governador de Sergipe Rogério Carvalho (PT). No último sábado, dia 04, a Caravana Sergipe de Todos esteve nas regiões do Baixo São Francisco e Leste Sergipano. Visitas que resultam em conversas que têm contribuído para a construção do plano de governo da pré-candidatura.


Segundo Rogério, esses diálogos são fundamentais para conhecer de perto as dificuldades pelas quais os sergipanos têm passado e, dessa forma, é possível preparar as ações do futuro governo baseadas nas reais necessidades. “Nós estamos construindo o nosso plano de governo juntos. Vamos mudar a realidade econômica do nosso estado”, afirmou Rogério Carvalho.


Em Japoatã, ele ouviu o clamor dos agricultores familiares e pequenos empresários quanto à necessidade de ter mais assistência técnica pública, apoio às associações e organizações de cooperativas, para que eles possam ter agroindústrias para beneficiar a produção.



De acordo com o pré-candidato, o governo tem que estar ao lado de quem produz, pois não há como mudar a vida das pessoas se não houver um envolvimento do governo para melhorar as condições de trabalho, possibilitando acesso à organização e tecnologia.


“E isso é possível através de um banco de fomento – e nós temos o Banco do Estado que pode ser utilizado para isso – e assistência técnica, para dessa forma melhorar a sua renda a manter os seus filhos já formados na cidade e toda a sua família trabalhando”, afirmou.


Contradição

Para o professor José Luiz Góes é uma grande contradição que a região do Baixo São Francisco, que tinha tudo para ser o polo de riqueza de Sergipe – por estar situada às margens do rio São Francisco – seja ainda considerada o bolsão de pobreza do estado. Ele lamentou a falta de assistência técnica para os agricultores familiares, em decorrência do estado de sucateamento da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), que ainda sobrevive na região graças à abnegação dos servidores aposentados.


“Precisamos demais de uma empresa de assistência técnica que venha a ajudar agricultura familiar”, disse, ao acrescentar que não tem dúvida do nível de capacidade de Rogério para assumir o governo do estado.


Para Rogério, mudar a realidade não apenas da região do Baixo São Francisco como de todo estado é um compromisso. "Vamos fazer de Sergipe um dos estados de maior renda per capita do Brasil e maior distribuição de riqueza que qualquer estado da federação possa alcançar”, garantiu Rogério.



Preparado

A agricultora familiar de Japaratuba e coordenadora do Polo Sindical Cotinguiba, Maria Aparecida dos Santos, também destacou a carência de investimento na agricultura familiar, que é responsável por mais de 70% da alimentação que chega à mesa dos brasileiros. Para ela, se houvesse esse investimento, a fome que hoje há no país não estaria acontecendo.


“Como mulher e agricultora me sinto representada por Rogério, porque sei que ele vai ter um olhar diferenciado para a agricultura familiar, que está sem apoio e investimento. Ele é preparado e já mostrou que está pronto para esse desafio”, disse.


O ex-vereador de Japoatã Manoel Ferreira destacou o preparo que Rogério tem demonstrado para assumir o governo de Sergipe e junto com Lula na Presidência da República terão condições de fazer as mudanças que o estado e o país necessitam.


“Rogério representa o que temos de melhor no estado de Sergipe, com capacidade administrativa, pois representa os trabalhadores do campo e da cidade e um novo jeito de fazer política”, afirmou.


De acordo com o pré-candidato petista, os sergipanos e sergipanas já conhecem e sabem o compromisso e a capacidade das administrações do Partido dos Trabalhadores, a exemplo de todas as conquistas e avanços obtidos nas gestões do governador Marcelo Déda e os governos Lula e Dilma Rousseff. “Nosso Sergipe tem saudade dos governos do PT”, destacou Rogério.


A forma como vem sendo construído o plano de governo da pré-candidatura de Rogério ao governo do estado, na avaliação do professor Valtinho Hora, tem sido muito positiva. Para ele, essas rodas de conversa aproximam as pessoas e ele ouve as reivindicações da população. “É dessa forma que se faz política. Rogério se mostra disposto a conversar com a população para ouvir a problemática e buscar as possíveis soluções”, disse.


Cultura

Município de forte tradição cultural, Japaratuba – terra de Arthur Bispo do Rosário – é celeiro de diversos grupos folclóricos, artesanato e diversas manifestações culturais. No entanto, o município sofre, assim como o estado, com a falta de políticas de incentivo e fortalecimento da cultura. O pré-candidato Rogério Carvalho já assumiu o compromisso de recriar a Secretaria estadual de Cultura, em sendo eleito, pois sabe a importância que ela representa para a identidade do nosso povo e para a economia.


“A cultura é a marca da identidade de um povo, mas hoje, na prática, não há valorização da arte, não temos políticas públicas estruturadas para isso. Estou muito esperançoso na pré-candidatura de Rogério porque sei que ele vai poder mudar essa realidade. Ele é a esperança do povo de Sergipe, sobretudo da população do Vale do Cotinguiba”, ressaltou o professor Valtinho Hora, que é instrutor do Instituto Padre Geraldo – que homenageia o prefeito petista de Japaratuba que realizou um grande trabalho no município.

 

Durante as visitas da caravana neste sábado, o senador Rogério Carvalho também esteve em Propriá, município para o qual destinou R$ 50 milhões para as obras de recuperação da BR-101, além de mais recursos que chegam este ano para a recuperação de todas as estradas vicinais. Ele participou de entrevista à Xodó FM, onde reafirmou seu compromisso para tirar o estado da paralisia em que encontra. “O que vamos fazer é colocar o Governo de Sergipe a serviço do povo”, afirmou.


|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Fotos: Janaína Santos

Postagem Anterior Próxima Postagem