Em Sergipe, volume de serviços recuou 3,1% no mês de abril

Dados foram divulgados nesta terça-feira, 13, pelo IBGE e mostra que o Estado apresentou média abaixo da nacional 


Nesta terça-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente ao mês de abril e, de acordo com o levantamento apresentado, o setor de serviços em Sergipe recuou 3,1%. Contudo, embora tenha registrado essa queda, os números indicam que, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 16%. 


"Esse índice é menor do que foi registrado no Brasil (0,2%). Com isso, Sergipe está entre as 15 Unidades da Federação que apresentaram recuo. O recuo mais acentuado foi sentido no Distrito Federal (-8,2%) e o maior avanço ocorreu no Rio Grande do Norte (7,9%)", explica o relatório do IBGE. 


Ainda conforme documento divulgado, o índice da receita nominal no estado de Sergipe também apresentou recuo, com -3,5%, porém, em relação a abril de 2021, o IBGE revelou que houve um aumento de 26,7%.


Atividades de serviços

Os números divulgados ainda indicaram que, na passagem de março para abril, apenas 12 das 27 unidades da Federação acompanharam o movimento de variação positiva. O impacto positivo mais relevante foi do Rio de Janeiro (1,0%). "O carnaval fora de época que aconteceu no mês de abril pode ter contribuído para o crescimento do setor no estado fluminense", pontua o Instituto. 


Além disso, a pesquisa expôs outros destaques nos estados do Espírito Santo (3,6%), Rio Grande do Norte (7,9%) e Ceará (2,4%). No lado das quedas, exerceram as principais influências negativas São Paulo (-0,5%), Minas Gerais (-2,8%), Distrito Federal (-8,2%) e Rio Grande do Sul (-2,8%). 


"Na comparação com abril de 2021, houve crescimento em 24 das 27 UFs, destaque para São Paulo (9,9%), Minas Gerais (14,2%), Rio Grande do Sul (16,8%) e Rio de Janeiro (4,3%). Já no acumulado do primeiro quadrimestre de 2022, 26 das 27 UFs mostraram expansão, com as taxas de São Paulo (11,0%), Minas Gerais (11,2%), Rio Grande do Sul (16,3%) e Bahia (14,2%) em destaque. Apenas Rondônia (-1,5%) registrou queda", finaliza.


|Da Redação)Com informações do IBGE

|Foto: Ilustração 



Postagem Anterior Próxima Postagem