Emsurb emite nota sobre denúncia de sindicato

Uso de tornozeleira eletrônica em equipamentos de funcionários da limpeza pública repercutiu durante o dia e orgão municipal disse que pediu explicações à empresa 


Após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindelimp), na manhã desta quarta-feira, 08, indicando que a empresa BTS estaria monitorando os profissionais da limpeza pública com ‘tornozeleiras eletrônicas’ fixadas nos instrumentos de trabalho, além de "equipamentos sucateados" e "ausências de óculos, protetor solar e água para consumo humano", a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se manifestou sobre o fato, no fim da tarde de hoje, e disse que cobrou providências sobre o fato. 


De acordo com nota divulgada, a pasta "estipulou um prazo para que BTS adote as providências necessárias para garantir o devido fornecimento de ferramentas, equipamentos de proteção individual - EPIs e fardamentos a todos os funcionários que atuam na prestação de serviços ao Município". "A empresa municipal adotou uma postura mais rigorosa ante a BTS, o que gerou, inclusive, descontos na medição dos serviços prestados pela terceirizada", informou a Emsurb. 


A nota revela, ainda, que o órgão "exigiu que todas as atividades sejam executadas apenas por trabalhadores em situação regular, perante as normas de segurança e seguindo o que a Emsurb estipulou no termo de referência do projeto básico do serviço". "A fiscalização da Emsurb está circulando nos locais de trabalho das equipes para observar se os casos foram sanados. Hoje a empresa foi notificada e outro prazo foi concedido para que a BTS apresente durante vistoria todos os equipamentos necessários e de forma satisfatória", detalhou.



Sobre o uso de equipamentos de monitoramento, a Emsurb disse que a ferramenta está em "fase experimental dos serviços de limpeza pública" e que "iniciou estudos que visam a oferecer à população um mapeamento dos pontos de atuação das equipes que gerencia, a partir de uma ferramenta que utiliza a tecnologia de captura de dados espaciais".


"O projeto piloto, executado em caráter experimental no final do mês de maio, envolveu somente alguns caminhões coletores e equipamentos utilizados por agentes de limpeza numa região específica da cidade", justificou a Emsurb.


|Da Redação

||Fotos: Divulgação/Sindelimp

Postagem Anterior Próxima Postagem