Iran Barbosa propõe adoção de câmera corporal policial em Sergipe

Proposta visa implantação da “câmera corporal policial” em todos os agentes de segurança pública no Estado de Sergipe, seja ele civil ou militar


O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) anunciou, na última quarta-feira, dia 08, que apresentou a Indicação Nº 580/2022, propondo que o governo do Estado adote todos os atos administrativos necessários para a implantação da “câmera corporal policial” em todos os agentes de segurança pública no Estado de Sergipe, seja ele civil ou militar.


A referida propositura é direcionada ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e ao secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy de Menezes.


Iran explicou que a “câmera corporal policial” é uma experiência já utilizada em outros estados e que vem obtendo resultado satisfatório, ocasionando a diminuição de resistências às abordagens policiais e, por consequência, dos confrontos entre agentes do Estado e possíveis infratores.


“A Polícia Militar do Estado de São Paulo aponta que os batalhões que utilizam o equipamento tiveram uma redução de 87% nas ocorrências de confronto. Na ROTA, que é batalhão específico daquele Estado, houve uma redução da letalidade policial da ordem de 89%. Além disso, os batalhões equipados com o sistema melhoraram os indicadores de produtividade policial. Nas unidades com câmeras corporais, os flagrantes aumentaram 41,4% e as apreensões de armas de fogo subiram 12,9%”, explica Iran Barbosa, apresentando dados para demonstrar a necessidade da medida.


Iran Barbosa, inclusive, informou que esteve na Secretaria de Segurança Pública, na quarta-feira, 7, e iniciou o diálogo com o secretário João Eloy sobre o teor da indicação, destacando que o secretário demonstrou interesse na iniciativa, arguindo apenas a necessidade de financiamento para a implantação da ideia.


|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Postagem Anterior Próxima Postagem