"Estamos fazendo o dever de casa", declara Marco Antônio Queiroz sobre finanças do Governo

Secretário da Fazenda apresentou balanço das finanças do Governo de Sergipe e afirmou que o Estado vive um momento de "recuperação econômica"; oposição questionou números divulgados e diz que "Governo está deixando a população na mão"


Na manhã desta quarta-feira, 08, o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, apresentou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o balanço das finanças do Governo de Sergipe relativo ao 1º quadrimestre. No entendimento do gestor da pasta, os resultados são positivos e demonstram "protagonismo" do Executivo Estadual nas ações de "recuperação econômica".


"Temos percebido uma melhoria significativa. Temos o retorno de concursos públicos, inclusive para Emdagro, como autorizado recentemente pelo governador, convocação de concursados, melhorias significativas no aporte para os municípios, fruto de melhorias na arrecadação. Estamos fazendo o dever de casa. Essa recuperação econômica e fiscal do Estado de Sergipe traz benefícios para os sergipanos. São recuperações de estradas, investimentos em educação, o retorno do sonho de um hospital público para o tratamento do câncer. Tudo isso está aliado ao respeito ao servidor público", afirmou Queiroz. 


"Recentemente, o governador entregou mais um benefício ao servidor, que foi cessar a contribuição extraordinária para aqueles que ganham até o teto da aposentadoria, e isso beneficiou cerca de 30 mil servidores aposentados", acrescentou.


Essas questões, conforme análise do secretário, indicam uma situação positiva, no que se refere às questões financeiras. "O Governo do Estado é o grande protagonista dessa recuperação econômica. Estamos investindo com recursos próprios, do próprio tesouro e isso é um grande feito. Desde a grande crise, em 2015, que assolou o país, estávamos sem condições de investir e o governador Belivaldo Chagas entrega para a sociedade um Estado que volta a investir e volta a gerar empregos. Um exemplo disso foram os mais de 1600 empregos gerados, divulgados pelo IBGE", destacou.


Todavia, sobre as constantes polêmicas ligadas aos aposentados e pensionistas sergipanos, Queiroz disse que o déficit previdenciário é um problema nacional. "O governador Belivaldo Chagas fez, no entanto, uma medida de caráter humanitário, já que o aposentado entregou muito de sua vida para a construção do Estado. Então, nós conseguimos antecipar o fim da contribuição extraordinária, mas é claro que a previdência requer um cuidado e atenção", resumiu. 


Oposição

Os números apresentados pelo secretário da Fazenda, porém, despertaram alguns questionamentos nos parlamentares que formam o bloco de oposição ao Governo. A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), por exemplo, questionou sobre "o aumento da arrecadação" afirmado pelo gestor. Em seu entendimento, essa situação perpassa por "decisões políticas", tendo em vista que, para ela, "pouco tem sido feito" pela população. 


"O Governo está deixando a desejar, sim. Os números mostram aumento na arrecadação, porém não temos visto esse retorno aos servidores nem à população. O Governo está deixando a população na mão. Precisamos expor à sociedade o que está acontecendo, de fato, por isso, vamos analisar cuidadosamente tudo que foi apresentado. A gente sabe que o Governo poderia fazer muito mais, mas também sabe tudo o que não vem sendo feito", pontuou.


Dentre as medidas defendidas pela parlamentar para tentar buscar esclarecimentos sobre a real situação das finanças do Estado, Kitty Lima disse que irá se reunir com os deputados Georgeo Passos e Drº Samuel, ambos do Cidadania, para debater os dados apresentados. "Vamos analisar toda essa prestação de contas para que possamos expor verdadeiramente como está a situação para a população. Sabemos das dificuldades da população em acompanhar algo tão importante como essa prestação de contas, então veremos uma maneira de detalhar o real cenário econômico do Estado", acrescentou.


|Da Redação

||Fotos: Equipe De Hoje

Postagem Anterior Próxima Postagem