Prefeitura da Barra dos Coqueiros começa a implementar Centro de Reciclagem

Materiais adquiridos visam reforçar a  diminuição dos custos do município com aterro sanitário privado, além de gerar emprego e renda


 



A Prefeitura de Barra dos Coqueiros recebeu maquinários para implementação do Centro de Reciclagem na cidade. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira, 08, na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/SE). Esta aquisição visa reforçar diminuir os custos do município com aterro sanitário privado e geração de emprego e renda.

 

Estes materiais foram adquiridos a partir de uma emenda parlamentar no valor de R$ 162 mil encaminhada pelo senador Alessandro Vieira ao município, após articulações do prefeito Alberto Macedo. Foram adquiridas balanças eletrônicas, trituradores de galhos e de vidro, esteira transportadora e enfardadeira.

 

O prefeito Alberto Macedo assinou o termo de entrega destes maquinários e falou da importância de um Centro de Reciclagem para o município. “Hoje, a Barra dos Coqueiros recebe equipamentos aqui na Codevasf, proveniente de uma emenda parlamentar do senador Alessandro, que vai nos ajudar a dar um passo importante na conservação ambiental. Além da preocupação com o Meio Ambiente, traremos emprego e renda para a população e diminuiremos o volume de lixo para os aterros sanitários privados, reduzindo a despesa da cidade”, disse.

 

O secretário de meio Ambiente da Barra dos Coqueiros, Edson Aparecido, explicou que o projeto inicial do centro reciclará 30% da capacidade do lixo do município. “Nosso trabalho é para que todo o lixo da cidade seja reciclado com um Centro de Logística Reversa, mas iniciaremos reduzindo 40% do que encaminhamos para o aterro sanitário privado. Estamos alugando um galpão no Colorado e dentro de três meses estaremos iniciando os trabalhos de reciclagem, dando mais um passo a uma cidade mais verde”, diz.

 

O senador Alessandro Vieira explica que a escolha do projeto pelo Centro de Reciclagem da Barra dos Coqueiros aconteceu pela demanda da própria comunidade. “Nossa forma de trabalhar sempre foi esta. Ouvir o cidadão e entender quais são as principais demandas, avaliar como pode impactar a sociedade e fazer a destinação. E nós alteramos os valores em razão da pandemia, pois precisamos fortalecer as ações para a saúde. Agora, na medida que temos uma redução do problema causado pela Covid-19 você começa a redirecionar os recursos para desenvolvimento regional e geração de emprego”, explica.

 

Lembrando que os trabalhos da Codvasf não parou durante toda pandemia, o presidente da instituição Marcos Alves agradeceu a confiança do senador Alessandro Vieira e dos gestores municipais presentes. “Hoje temos mais de R$1 milhão a serem entregues a diversos municípios do interior. Agradecemos a confiança no nosso trabalho e dos técnicos da gestão”, diz.

 

|Fonte: Assessoria de Comunicação

||Foto: Moema Costa/Secom – Barra dos Coqueiros

Postagem Anterior Próxima Postagem