Santander investe em Sergipe para atender pequenos e médios empresários

Modelo pioneiro de relacionamento mais próximo com as pequenas e médias empresas chega a 218 municípios e complementa a estratégia de interiorização do Banco; atendimento especializado dentro das empresas eleva níveis de satisfação e de fidelização dos clientes do segmento empresarial

 


Em paralelo à aceleração do crescimento do número de agências em Sergipe, o Santander Brasil vem investindo na implantação de um novo modelo com foco no público pessoa jurídica. Uma agência do Banco em Aracaju, na Avenida Barão de Maruim, nº 305, bairro São José, já está com o polo de atendimento às pequenas e médias empresas (PMEs) estruturado e funcionando. Nesse espaço, especialistas em soluções financeiras estão disponíveis para atender empresas com faturamento anual entre R$ 3 milhões e R$ 30 milhões.

 

O modelo pioneiro do Santander disponibiliza gerentes que realizam visitas periódicas às empresas estabelecendo assim, uma relação próxima e duradoura com os clientes, na medida em que conhecem a fundo as demandas mais particulares de cada negócio.

 

As estruturas reúnem times compostos por gerente-geral, gerente de relacionamento e gerente de negócios e serviços. Todos são dedicados ao atendimento personalizado a PMEs. Vale destacar que nos polos, em média, 80% dos atendimentos ocorrem presencialmente, com os clientes indo até as agências ou com os profissionais do banco visitando as empresas.

 

“O Santander vem investindo em sua capilaridade no Estado, em paralelo aos passos dados na evolução dos nossos canais digitais. Temos crescimento superior a 70% na quantidade de agências do fim de 2020 para hoje, e estamos com esse movimento importante dos polos para personalizar ainda mais o atendimento de acordo com as demandas específicas de cada empresa. Apostamos que a nossa inteligência em desenvolver soluções de serviços e produtos, além de profissionais qualificados, reforce essa sinergia e possamos agregar valor ao negócio. Estamos focados em entregar a melhor experiência possível aos clientes”, superintendente executivo da Rede Base do Santander Brasil, Thiago Mendonça.

 

Outro diferencial do Santander é que, no modelo dos polos, cada gerente tem uma quantidade menor de clientes. É um grupo pequeno a ponto da equipe saber de cabeça o nome e sobrenome de cada um. E mais que isso: os profissionais têm uma agenda de visitas recorrentes a todos. Indicadores internos do Santander indicam que a presença física contribui para que o empresário viabilize mais negócios com o banco. A demanda por crédito é uma das mais recorrentes.

 

“O contato pessoal agrega muito valor à empresa. É um modelo que de largada gera mais satisfação ao cliente e isso vai aumentando conforme ele tem respostas às suas demandas”, explica Franco Fasoli, diretor do segmento Empresas do Santander.

 

“Ideias customizadas, em vez de soluções padrões, ajudam as empresas a terem um crédito aprovado mais rapidamente. A viabilizar uma demanda específica de investimento, de capital de giro, de negócios internacionais. Como é um trabalho de consultoria, o gerente desenha junto com o cliente a operação mais adequada e a entrega é muito mais ágil”, finaliza o diretor do Santander.

 

A estrutura dos polos começou em 2016, com apenas uma agência em Guarulhos, na Grande São Paulo. No início de 2020, já eram 190 pontos. Hoje, com o foco do banco voltado à interiorização, já são 218 polos nas cinco regiões do Brasil.

 

Plataforma de gestão financeira

O Santander também é o primeiro banco do país a desenvolver uma plataforma de gestão financeira que gerencia o fluxo de caixa dos seus clientes PJ e permitirá, gradualmente, a consolidação das funcionalidades disponíveis no Open Finance. A ferramenta está disponibilizada no Internet Banking empresarial da instituição, e o objetivo é entregar ao cliente PJ mais do que uma simples fotografia do seu fluxo de caixa, mas uma análise completa das movimentações já realizadas e futuras, orientando as tomadas de decisões da empresa em um único lugar.

 

O principal atributo da plataforma denominada “Santander Gestão Integrada” é oferecer a orientação gerencial mais adequada para sua tomada de decisão em cima das soluções bancárias já disponíveis para a empresa. Esta é a principal diferença entre um agregador de fluxo de caixa, para um consolidador como o desenvolvido pelo Santander. A nova ferramenta analisa o que a empresa tem a receber e o que tem a pagar, consolida as informações em um só lugar e indica qual a melhor decisão, baseada nos dados disponíveis.

 

A primeira fase de lançamento da plataforma reúne quatro funcionalidades e permitirá visões analíticas e gráficas, 100% online, sem custo e com a possibilidade de o cliente exportar seus dados. Em breve, serão adicionadas ofertas e notificações aos usuários para que eles tomem atitudes específicas para variadas situações.

 

|Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem