Covid-19: Aracaju vacinará crianças com 3 e 4 anos a partir desta sexta, 22

No sábado, dia 23, haverá vacinação nos três shoppings da capital e em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

 


A partir desta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciará a vacinação contra a covid-19 em crianças imunossuprimidas, com comorbidades e deficiência permanente que tenham 3 anos de idade, e toda população infantil com 4 anos.

 

E, para intensificar a campanha com esse novo público e contemplar todos os demais que já vêm sendo vacinados, no sábado, dia 23, haverá vacinação nos três shoppings da capital e em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

 

“Nesse primeiro momento, serão vacinadas exclusivamente as crianças com 3 anos que tenham imunossupressão, alguma comorbidade ou deficiência permanente. Para isso, será necessário apresentar relatório médico, descrevendo a condição, assim como os documentos de identificação e um comprovante de residência de Aracaju, em nome dos pais ou responsáveis”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

 

Além desse novo público vacinável, com a nova nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde não será mais necessário intervalo entre as aplicações da vacina contra a covid-19 e os imunizantes de rotina em crianças a partir dos 3 anos. Sendo assim, com essa nova orientação, a criança dentro dessa faixa etária e que esteja contemplada nessa primeira fase, poderá receber sua dose contra a covid-19 e atualizar seu cartão de vacinação com dose de outro imunizante que esteja pendente.

 

Crianças com imunossupressão

 

Ao buscarem o serviço de vacinação contra a covid, para imunizar as crianças com 3 anos imunossuprimidas, pais ou responsáveis devem apresentar relatório médico, descrevendo a condição, assim como documento de identificação e comprovante de residência de Aracaju, em nome dos pais ou responsáveis.

 

Conforme o Ministério da Saúde, fazem parte desse grupo as crianças com: doença autoimune; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;  pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticoides em doses maiores do que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune (metotrexato, leflunomida, micofenlato de mofetila, azatiprina, ciclofosfamida, ciclosporina, tacrolimus); doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias); doenças intestinais inflamatórias (Proctite ulcerativa, Colite ou pancolite universal, Proctosigmoidite, Colite distal, Colite ulcerosa grave aguda, Doença de Crohn); reumatológicas (artrite reumatóide, artrite psoriática, espondilite anquilosante, psoríase); doenças auto inflamatórias (Lupus, Vitiligo, Esclerose Múltipla).

 

Comorbidades

 

Estão incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19 as seguintes comorbidades em crianças de 3 anos: doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves (incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave), hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo. 

 

Pontos de vacinação

 

Na capital, são 50 pontos de vacinação contra a covid-19, funcionando de segunda a sexta, sendo 45 Unidades Básicas de Saúde, e quatro delas com horário de funcionamento estendido; os três shoppings da capital, o drive montado no Parque da Sementeira e o Carro da Vacina, com cronograma semanal nos bairros da cidade.

 

As salas de vacina das UBS funcionam das 8h às 16h, e quatro delas (UBS Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca), das 8h às 18h. Os pontos nos shoppings das 8h às 17h, e o drive e o carro da vacina, até às 13h.

 

Vacinação aos sábados

 

Com essa ampliação da faixa etária e para vacinar todas as pessoas que necessitam completar seu esquema vacinal, neste sábado, 23, os três shoppings da capital funcionarão das 10h às 16h, e as Unidades Básicas de Saúde Carlos Fernandes (Lamarão) e Celso Daniel (Santa Maria), estarão abertas das 8h às 16h.

 

“Esse sábado será um dia de intensificação para a vacinação das crianças, contemplando, também, os adultos e, durante os próximos sábados dos meses de julho e agosto, estaremos com os pontos de vacinação instalados nos três shoppings da capital funcionando, para vacinar aquelas pessoas que, por conta do trabalho ou a correria da rotina, não estão conseguindo se vacinar durante a semana”, anuncia a secretária Waneska Barboza.

 

| Fonte: Agência de Notícias de Aracaju

|| Foto: André Moreira

Postagem Anterior Próxima Postagem