Zeferina e Jaque Barroso lançam 'Preta de Respeito' em homenagem ao dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A música fica disponível no dia 22 de julho em todas as plataformas digitais

 


'Preta de Respeito' é o novo single de Zeferina e Jaque Barroso. Uma homenagem às mulheres pretas empoderadas, para celebrar o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. A música fica disponível no dia 22 de julho em todas as plataformas digitais, enaltece a luta e a resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo, o patriarcado e a exploração de classe. Este é o primeiro lançamento de Zeferina com o seu pseudônimo "Preta Dourada" como a própria artista denomina ser o seu "lado B" espaço alternativo em que externaliza amor, feminismo, raiva com ou sem enfatizar os Orixás, "Preta Dourada" traz um diálogo livre. Afinal a arte e a música fazem parte do processo de cura em todos os sentidos. Essa parceria entre as artistas Zeferina e Jaque Barroso dá ênfase a sonoridades eletrônicas como hip-hop, pagotrap, breakbeat e grime.

 

As bases eletrônicas foram construídas pelo DJ, multi-instrumentista, produtor musical e beatmaker, Beléu Dito (SE), que também assina a produção musical do single.


SOBRE ZEFERINA

 


Cantora paulistana, compositora e poeta Zeferina. Iniciou sua carreira em 2006 nos saraus de "Literatura Marginal" e rodas de samba, cantando ao lado de grandes artistas da música brasileira.

Em parceria com o selo da YBMusic apresenta sua trajetória artística contemporânea em diálogo com as forças sonoras dos ancestrais.  Inspirada no afrofuturismo lançou o EP Olwàiyé em 2021 com participações de Thiago El Nino, François Muleka, Kato Change e Mãe Dida de Xangô Agodô Obafunle e vem ganhando os ouvidos e as pistas com os singles dançantes Flor de Oxalá(feat Zudzilla) e São Jorge Guerreiro(remix e dub com Tássia Reis).


SOBRE JAQUE BARROSO

 



Jaque Barroso é cantora e compositora sergipana que se dedica a unir as vertentes musicais nordestinas às batidas eletrônicas e afrofuturistas. Com seu timbre único, conquistou plateias de shows e festivais em todo o Brasil. Em 2021 foi uma das artistas mais votadas do público para se apresentar no SESC Canção. Foi vencedora do Prêmio “Destaque Cultura Sergipe” na categoria de Cantora Revelação em 2016. Desde o lançamento do seu projeto solo em 2018, Jaque realizou duas turnês em São Paulo, uma em 2019 e outra em 2021, onde tocou em casas de show como o “Mundo Pensante”, “Aparelha Luzia” e “Torneira Bar” e no “Festival Dub Experience”. Recentemente a artista lançou seu primeiro disco solo, ‘Descalça entre Mundos’, com produção musical de Selecta Etnia e bases eletrônicas da Radiola Jamaicana (PB), o disco foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc. O trabalho é marcado por um misto de sonoridades como coco, ciranda, xote, baião, dub, reggae, dancehall, drumbass, afrobeat e outros ligados às vertentes eletrônicas afrofuturistas.


Ela foi citada no site internacional ‘RVM Music’ com a canção “Banho de Quilombo” como uma das melhores músicas dançantes na playlist “Music for the Dancers” ao lado de nomes como Childish Gambino, Dove Cameron, Ozuna & Ovi, Becky Hill,Major Lazer, entre outros. O videoclipe da mesma canção foi um dos escolhidos na chamada aberta de audiovisuais, para ser vitrine no Festival “Afropunk Bahia” 2021.


| Fonte: Assessoria de Comunicação

|| Foto de capa: Henrique Assis

|| Foto: Loredana Oliveira

|| Foto 2: MAVI


Postagem Anterior Próxima Postagem