Educação Municipal em Nossa Senhora Do Socorro avança com os investimentos realizados pela melhoria contínua

 Até o momento, 36 dos 54 prédios, onde funcionam as unidades escolares, já foram reformados, e recebem ações de manutenção continuada





Nos últimos meses a Rede Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro tem sido destaque, principalmente, tanto em relação as suas unidades escolares que alcançaram bons resultados no Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (IDESE), uma delas, ficando entre as 30 escolas com as melhores notas, como na destinação de recursos realizada pelo Governo de Sergipe através da Lei de Repasse Nº 181/2022, quando Nossa Senhora do Socorro recebeu a maior parcela, cujo valor ultrapassou 8 milhões de reais.

 

As ações resultam dos investimentos realizados pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), prezando pela qualidade educacional, para o desenvolvimento de toda a comunidade escolar, com uma rede que em 2022 possui mais de 18 mil matrículas. Esse quantitativo comparado ao de 2016, de pouco mais de 13 mil matrículas, demonstra a confiança das famílias socorrenses na educação da Rede Municipal. Devido ao crescente registro de matrículas, desde 2017 são realizados investimentos nas estruturas físicas e mobiliários das escolas, na qualificação dos profissionais, na oferta de uma alimentação escolar orientada para o atendimento nutricional dos nossos alunos. Até o momento, 36 dos 54 prédios, onde funcionam as unidades escolares, já foram reformados, e recebem ações de manutenção continuada. Além disso a gestão realizou a entrega de 5 unidades de Educação Infantil. Neste ano, mais 2 unidades estão em construção e as escolas Manoel de Jesus Silva, João Garcez e Neuzice Barreto passam por reformas.

 




No tocante a gestão escolar, além do planejamento para as matrículas no período em que as unidades retomavam as atividades letivas presenciais em 100%, a Semed também realiza, este ano, a busca ativa para combater a evasão, garante o transporte escolar, atualiza os dados das famílias que necessitam do Auxílio Brasil, além de inspecionar as escolas com visitas periódicas de fiscalização e orientação, seguindo as normativas do sistema municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro.

 

No âmbito pedagógico, a Semed também já realizou este ano, a implementação do Projeto de Nivelamento para a recomposição das aprendizagens, a aplicação de avaliações diagnósticas de fluência em leitura para identificar os níveis de aprendizagens dos estudantes, a flexibilização curricular com elaboração da Priorização Curricular Municipal, a formação de professores para planejamento pedagógico com foco na recomposição das aprendizagens, além da entrega dos Cadernos de Atividades Complementares para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

A Semed também reforça os investimentos em compra de materiais de consumo (limpeza, cama, mesa, higiene e banho), além da compra de materiais permanentes de mobiliários e equipamentos escolares. Também foi realizado o investimento na ampliação e melhoria do sistema de monitoramento de câmeras, de alarmes e pânico nos prédios vinculados à educação.

 


Em relação a alimentação escolar, são realizadas diariamente supervisões de rotina nas unidades escolares, executadas pelas nutricionistas juntamente com os estagiários, para verificação do cumprimento de cardápio e boas práticas de manipulação. Sendo assim, são efetivados levantamentos em todos os estoques de gêneros alimentícios verificando, através de termômetros, a temperatura e umidade com o objetivo de deixar o ambiente cada vez mais adequado para o armazenamento dos alimentos. Desde fevereiro, a Semed está inscrita na jornada de alimentação escolar do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde são realizadas ações nas unidades escolares com o objetivo de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

 


Seguindo o planejamento estratégico da Semed, foi realizada em 2022 a aquisição de 2 ônibus escolares acessíveis no valor total de R$ 774.360,00 com recurso federal e próprio, para transporte dos alunos com segurança e qualidade. A Semed realizou também adesões aos programas federais ‘Sala de Recursos’ e ‘Primeira Infância, Educação e Família’, garantindo o recebimento de investimentos para execução desses programas. Atuou, igualmente no assessoramento das escolas na execução das etapas de atualização cadastral dos conselhos escolares com os membros eleitos no processo da Gestão Democrática em 2022. Além de assegurar a transparência e responsabilidade do uso dos recursos federais e o apoio financeiro na melhoria dos processos ensino-aprendizagem.

 

Com essas ações implantadas pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, a Educação torna-se destaque no Estado, um compromisso pelo desenvolvimento, com o objetivo de ofertar aos socorrenses uma Educação de qualidade.

 

| Fonte e Foto: Secom/Socorro

Postagem Anterior Próxima Postagem