Prefeitura amplia idade de vacinação de HPV para homens imunossuprimidos

A partir de agora, homens de até 45 anos transplantados, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV/Aids podem se vacinar contra o HPV




A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou nesta terça-feira, 12, a vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano Quadrivalente) para homens de até 45 anos com imunossupressão. A mudança segue a orientação do Ministério da Saúde (MS) e os imunizantes são ofertados nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.

 

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a partir de agora, homens de até 45 anos transplantados, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV/Aids podem se vacinar contra o HPV, e o esquema tradicional de duas doses continuará sendo usado, independentemente da idade.

 

“Esta ampliação acontece devido ao risco de desenvolvimento de cânceres associados ao HPV que é maior entre pessoas vivendo com HIV/Aids e transplantados, do que na população sem a doença ou transplante. Podem se vacinar contra o HPV meninas de 9 a 14 anos; meninos de 11 a 14 anos; e homens de até 45 anos, que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos”, explica Larissa.

 

Proteção contra o câncer

 

A vacina contra o HPV tem como principal objetivo impedir a infecção pelo vírus, que ocorre pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

 

“Uma pessoa infectada e com lesões não identificadas e tratadas precocemente, tem maior probabilidade de desenvolver câncer. Nas meninas, além de poder ser transmitido de mãe para filho, durante o parto, o HPV pode causar câncer de colo do útero, vagina, vulva, ânus, orofaringe e boca. Nos meninos, além da boca e garganta, a vacina também ajuda a prevenir o câncer de pênis e ânus”, enfatiza a coordenadora.

 

A vacina HPV

 

As doses da vacina têm um intervalo de aplicação de seis meses entre elas, e a vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde protege contra os quatro tipos de vírus mais comuns no país (HPV 6,11,16,18). A vacina não é um tratamento, e sim uma forma de prevenção.


| Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação/SMS

Postagem Anterior Próxima Postagem