Projeto Rede fará live em alusão ao mês de luta das mulheres pretas

O debate virtual contará com a participação da professora Carine Mangueira, importante ativista antirracista do movimento negro em Sergipe, e a mediação da catadora de mangaba Tainara Nascimento

 


Dororidade, conceito criado pela intelectual Vilma Piedade será tema de live, proposta pelo Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe. O debate virtual acontecerá no próximo dia 20, às 16h, através do Instagram do Projeto (@redesolidariademulheres) e contará com a participação da professora Carine Mangueira, importante ativista antirracista do movimento negro em Sergipe, e a mediação da catadora de mangaba Tainara Nascimento. 

 

Neste mês, em que se comemora o Dia da Mulher Negra - dia 25 de julho, instituído pela Lei nº 12.987/2014, o Projeto Rede homenageia Vilma Piedade, mulher negra, graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-graduada em Ciência da Literatura pela mesmo instituição. Uma importante lutadora dos direitos das mulheres negras, professora, escritora e autora do livro-conceito Dororidade.

 

Dororidade pode ser entendido como a cumplicidade entre as mulheres negras que se conectam, se unem, a partir de dores que só as mulheres negras reconhecem. O racismo e o machismo impõem às mulheres negras barreiras históricas, e dores cotidianas, jamais impostas às mulheres brancas, ainda que elas também sofram com o machismo estrutural. Um exemplo disso, é a luta das mulheres brancas para acessar o mercado de trabalho, enquanto muitas das ancestrais negras já trabalhavam sob o regime da escravidão.

 

Para Alicia Salvador, presidente da Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai) é muito importante esse debate ser provocado pelo Projeto. “Nós atuamos com mais de 400 mulheres, quase todas pretas e de comunidades tradicionais, construir esse entendimento com elas é extremamente necessário. Reconhecer e afirmar a nossa negritude é muito difícil, mas juntas a gente torna mais fácil”, disse.

 

Rede Solidária

 

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe é realizado pela Ascamai em parceria com a Petrobras e o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua em sete municípios sergipanos; são mulheres dos povoados Pontal, em Indiaroba, Ribuleirinha e Manoel Dias, em Estância, Capuã, na Barra dos Coqueiros, Baixa Grande, em Pirambu, Porteiras, em Japaratuba, Santa Bárbara, Aguada e assentamentos São José e Palmeira, em Carmópolis, e Divina Pastora.

 

A Rede Solidária de Mulheres de Sergipe realiza ações que envolvem a qualificação profissional dos processos e produtos desenvolvidos artesanalmente, com a construção de duas Unidades de Beneficiamento dos Frutos; novas linhas de produtos; expansão da comercialização com a criação do site de vendas online, o E-commerce; além de formações, através de oficinas, webinários, workshop, seminários organizativos, educativos e ações de conscientização e combate à desigualdade racial e de gênero, e à violência contra as mulheres.

 

| Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem