População tem acesso a serviços odontológicos a baixo custo

O custo para ser atendido na clínica é semestral, mas se o paciente não puder custear, será liberado da taxa

 


Não é em todo lugar que é possível encontrar atendimento odontológico de qualidade a um baixo custo. A Clínica Odontológica da Universidade Tiradentes oferece os dois. Considerado referência em atendimento à população com condições socioeconômicas menos privilegiadas, em todas as faixas etárias. Em apenas um ano (2021), foram mais de 10 mil procedimentos clínico-odontológicos, e de fevereiro a maio de 2022, já foram registrados mais de 7 mil.

 

Por dia, são de 100 a 150 procedimentos realizados. “Nós realizamos na clínica um grande trabalho comunitário porque nós temos um serviço que é praticamente gratuito. A clínica odontológica já tem uma referência em Aracaju e todo o Estado. São mais de 20 anos de atuação. Temos pacientes que iniciaram na clínica ainda quando crianças, na odontopediatria, e hoje, já estão no estágio adulto ali porque da clínica odontológica veio acompanhando a evolução bucal da saúde bucal dele desde a sua época de infância. Então isso é muito positivo”, diz o gerente administrativo da Clínica Odontológica da Unit, Leandro Caldas.

 

O custo para ser atendido na clínica é semestral. A partir da inscrição no valor de R$ 30, o paciente tem à disposição diversos tratamentos: restaurações, extrações, canal, limpeza, e outros mais específicos. Mas, se não puder custear a taxa, o usuário será encaminhado para o serviço de assistência social e liberado do pagamento, caso seja comprovada a vulnerabilidade.

 

Para Graziela Jesus Oliveira, essa é a primeira oportunidade para utilizar os serviços da clínica. “Tem muito tempo, já há alguns anos, que eu sabia que a Unit oferece essa clínica odontológica, aí eu aproveitei e vim, soube pela minha irmã. É o meu primeiro atendimento. Estou com o dente cariado e por isso, o meu rosto está doendo muito. Então, eu vim para poder arrumar”, conta.

 

Mas para Maria Cristina de Jesus Santos, essa já é a segunda vez que é atendida. "Há muito tempo que eu vim à clínica. Uma amiga minha veio, gostou e me informou. Então, eu vi e amei. Fiz o meu tratamento certinho e foi ótimo. Fiz limpeza e procurei novamente, pois o meu dente está doendo muito. O atendimento é perfeito, muito bom. Graças a Deus. Eu gostei muito”, enfatiza.

 

Clínica-escola

 

A clínica atua como escola, servindo como laboratório de aulas práticas para estudantes do curso de Odontologia da Unit que, sob supervisão do corpo docente, realizam tratamentos preventivos e restauradores, reabilitação oral (próteses dentárias), tratamento odontopediátricos, profilaxia, diagnósticos de lesões orais, tratamentos endodônticos, periodontia, cirurgia oral e radiologia.

 

“Temos uma estrutura que é uma das melhores do País, a melhor estrutura do Estado, em relação à prática, onde ao aluno é dada a oportunidade de experimentar antes de ser um profissional, uma vida profissional semelhante ao que vai ser lá fora. Nós temos tecnologias que são utilizadas em consultórios odontológicos particulares e em serviço público também. Temos, por exemplo, no nosso departamento de radiologia, um tomógrafo, radiografias panorâmicas, e radiografias digitais que hoje em dia é uma realidade. Então, os alunos da UNIT saem já aptos a após sua formatura já atender qualquer tipo de paciente em qualquer uma das especialidades da odontologia”, reforça a coordenadora operacional do curso, Guadalupe Ferreira.

 

A estudante do 4º período de Odontologia, Açucena Temóteo está pegando a primeira disciplina na clínica: Semiologia. “Essa é uma matéria introdutória na Clínica Odontológica. Estou começando a realizar as práticas, primeiro com minha dupla, para depois, pegar paciente. Essa prática é uma das mais importantes do curso, porque é o primeiro contato com o paciente. Sem falar na estrutura, que é ótima”, ressalta.

 

Para o aluno Robson Júnior, a odontologia foi o curso que mais se identificou na hora de escolher qual carreira seguir, que vem se reforçando ainda mais. “O aprendizado prático é nota dez, temos professores maravilhosos, as práticas sempre muito eficazes, dinâmicas e sempre ajudam no nosso conhecimento. A odontologia, para mim, é a gente reabrir o sorriso de alguém, é fazermos outras pessoas sorrirem”, destaca o futuro odontólogo.

 

Atendimento

 

O horário de funcionamento da clínica é de segunda a sexta, das 7h às 18h. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3218-2306 ou presencialmente na rua Siriri, 263, Centro-Aracaju.

 

| Fonte e Foto: Asscom Unit

Postagem Anterior Próxima Postagem