Professor Sergipano fará apresentação da turnê ‘Bloquinho do Enem’ no Ceará

Apresentação acontecerá em Sobral, cidade cearense referência nacional em educação.




Enem se aproximando e o professor Fabiano Oliveira está a todo vapor com sua  turnê Bloquinho do Enem. A aula show que é um misto de conteúdo do Enem, paródias e entretenimento chega ao Estado do Ceará e será apresentada em Sobral, cidade referência nacional em educação no próximo sábado, 13.

O mestre sergipano, que é referência nacional em Metodologias ativas, educação e tecnologia na sala de aula, já tendo palestrado para a Fundação Getúlio Vargas, foi convidado para apresentar a aula show com paródias para estudante da cidade.  Para o professor, levar a VI edição do Bloquinho para outros Estados é sinal de reconhecimento profissional. “Estou feliz!  É um encontro de gigantes, de pessoas apaixonadas por educação e o resultado será sempre positivo para o aluno que adquirirá conhecimento como se estivesse se divertindo”.

Para a apresentação no Ceará, o professor promete uma super aula, regada a muita aprendizagem, alegria, respeito e responsabilidade social. “Será um momento marcante em minha carreira, ser convidado com referência para uma vitrine nacional, me fortalece como professor e assim, abro caminhos para que outros profissionais possam seguir e mostrar seus trabalhos”. 




O Bloquinho do Enem é resultado das práticas pedagógicas de Fabiano que é capacitado pelo Ministério da Educação e professor da Rede Pública do Estado de Sergipe. Fabiano também é palestrante e faz formações para professores por todo o Brasil.   A aula show é um espetáculo que une os conteúdos do Exame Nacional com as versões pedagógicas (paródias) de hits nacionais feitas por Fabiano. No repertório, são mais de 80 paródias produzidas pelo próprio educador, 20 delas colocadas na edição de 2022. Vale ressaltar que o repertório foi escolhido pelos alunos via internet.

“Coloquei os conteúdos mais pontuais da prova. Não poderia deixar fora Tipologias e gêneros textuais, Figuras de Linguagem, Escolas literárias e a tão temida redação. Tudo isso com paródias que vêm carregadas de conteúdos pedagógicos. Tenho a preocupação de produzir a versão privilegiando informações que os alunos precisam para acertarem as questões”.

 Durante o show, os principais conteúdos de Língua, Literatura e Redação do Enem ganham dicas cantadas que facilitam a aprendizagem e a memorização de conteúdos da BNCC.  “Resolvi levar conhecimento por um caminho mais leve para o aluno, num misto de educação e entretenimento. Todas as paródias carregam gatilhos que ajudam nossos estudantes”. Para o professor, o novo é sempre desafiador,  “É importante se desafiar como educador, provocar a si mesmo com novas práticas pedagógicas, num momento em que precisamos dialogar com os jovens na sala e fora dela. Não dá mais para ensinar como aprendemos dos anos 90 para cá. O mundo mudou e com ele, as formas de fazer educação”.

A turnê já está em sua VI Edição e passará por diversas cidades como Boquim, Nossa Senhora das Dores, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju e muitas outras.  Para este ano, foi lançado o CD Bloquinho do Enem, composto por 23 paródias que trazem os conteúdos da prova. O Cd está disponível na plataforma www.suamusica.com e no instagram @proffabianooliveira e pode ser baixado gratuitamente. ‘É o meu presente para todos os professores e alunos espalhados pelo Brasil. Por vezes, precisamos colocar algo novo em nossas aulas para provocar o engajamento com os alunos e a música é fundamental nesse processo.

O repertório traz músicas de Anitta, Balão Mágico, Marília Mendonça, Daniela Mercury, Felipe Araújo, Xuxa e tantos outros, com hits atemporais como Superfantastico, Graveto, Rapunzel, Atrasadinha. Ilariê, Lua de Cristal e evidências. O cd foi produzido pelo cantor e produtor Moah Ribeiro, que é um gênio da sonorização no meio musical. 

Em 2022, serão mais de 20 aulas show que acontecem em escolas, praças, quadras ginásio e teatros. A realização do projeto é uma vontade antiga do professor que acredita que a sala de aula está e pode ser em todos os lugares e não só entre quatro paredes.

 

||Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação

Postagem Anterior Próxima Postagem