Orsse: Série “Sons da Catedral” se apresenta em aniversário de 109 anos da Primeira Igreja Batista de Aracaju

A realização de apresentações em locais como a Piba busca atrair novos públicos e interagir com diversas comunidades do Estado

 


Na quinta-feira, 29, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe dá prosseguimento à sua série de concertos “Sons da Catedral 2022”, desta vez na Primeira Igreja Batista de Aracaju – Piba (Rua Lagarto nº 646). O concerto contará com solistas da própria Orsse: Thiago Salvino, violoncelo e Juan Manuel Quinteros, na trompa, e será realizado em homenagem ao maestro Rivaldo Dantas, fundador da orquestra e membro da Piba. Neste mês de setembro, esta igreja completa seus 109 anos de existência. A entrada é franca.

 

Segundo o regente do concerto, maestro Guilherme Mannis, diretor artístico da Orsse, a realização de apresentações em locais como a Piba busca atrair novos públicos e interagir com diversas comunidades do Estado: “A Piba sempre foi referência na cultura de Sergipe, pela riqueza da produção seus músicos e da arte que é realizada em algumas de suas celebrações especiais. Poder visitar esta comunidade com uma grande apresentação, ainda mais com a Sinfonia Reforma, de Mendelssohn, composta justamente em homenagem à Reforma Protestante, é motivo de grande alegria para todos nós. Faremos também nossa homenagem in loco ao maestro fundador da Orsse, Rivaldo Dantas, por anos diretor musical da Piba, que recentemente nos deixou”.

 

Entre as peças a serem executadas, o destaque vai para a Sinfonia nº5, em Ré maior, de Félix Mendelssohn, composta em 1830 para o 300º aniversário da confissão de Augsburg. O artista, de família judaica convertida, decidiu dar a sua contribuição ao evento compondo uma grande sinfonia destinada a essas celebrações. Nesse intuito, o compositor, que no ano anterior tinha feito reviver em Berlim a “Paixão segundo São Mateus”, inspirava-se no modelo de Bach, que exatamente 100 anos antes havia escrito a cantata Ein’ feste Burg ist unser Gott (BWV 80) para o bicentenário da Igreja Luterana, concedendo na sua nova sinfonia um lugar central, tal como naquela obra, à melodia do coral luterano com o mesmo título, que foi composta pelo próprio Lutero em 1528.

 

Sobre os solistas do concerto, o violoncelista pernambucano Thiago Salvino da Silva iniciou seus estudos musicais de violino aos sete anos de idade, na comunidade do Alto do Céu, em 1994, em projeto implantado pelo Conservatório Pernambucano de Música. Em 2004 concluiu o Curso Técnico em violoncelo pelo CPM em Recife. Dentre seus professores em masterclasses, destacam-se: Takeshi Kobayashi (Japão), Celso López (Chile), Shinobu Saito (São Paulo), Leonardo Altino (EUA) Kirill Bogatyrev (Rússia), Antonio Lauro Del Claro (Brasil), Johannes Gramsch (Alemanha), Fabio Presgrave Brasil), dentre outros. Participou de inúmeros festivais e desde 2006 integra o quadro de músicos da Orsse. Possui Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e especialização em Regência.

O trompista peruano Juan Manuel Quinteros Estrada é natural da cidade de Huacho, no estado de Lima. Começou seus estudos no Conservatório Nacional de Música do Peru, e mudou-se para o Brasil para aperfeiçoar-se no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, formando-se em trompa em 2017. Continuou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo. Foi integrante de diversas formações musicais na cidade de São Paulo, tais como a Orquestra Experimental de Repertório, e a Orquestra de Bolsistas do Teatro São Pedro. Participou de 4 edições do Festival de Campos de Jordão; licenciado em Música e em História é atualmente integrante da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

 

| Fonte e Foto: Ascom Funcap

Postagem Anterior Próxima Postagem