Prefeitura inicia vacinação nas escolas e creches

Serão 25 dias de ação para imunização infantil

 


A Prefeitura de Aracaju, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, nesta segunda-feira, 12, mais uma campanha de vacinação nas escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef) e de Educação Infantil (Emei), ofertando os imunizantes contra a poliomielite, influenza e covid-19.

 

O intuito é proporcionar aos alunos um retorno às aulas com a garantia de que todos eles possam iniciar o segundo semestre do período letivo prevenidos contra essas doenças. Além disto, pais, professores e funcionários das escolas também poderão ser imunizados, uma oportunidade de atualizar o calendário vacinal e garantir a saúde coletiva no ambiente escolar, sem precisar se deslocar para um posto de saúde, aproveitando o momento em que se leva a criança à escola antes de ir trabalhar, ou a praticidade de se vacinar no próprio local de trabalho.

 

“Essa iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio de uma ação intersetorial, envolvendo a Saúde e a Educação, visa ampliar, ao máximo, a cobertura vacinal dos nossos estudantes, para garantir um retorno seguro às aulas e fazer com que, tanto os pais quanto as crianças que estudam nas nossas escolas, como professores e demais profissionais da educação possam atuar num ambiente seguro, onde doenças como a covid, a pólio, a influenza estejam fora do ambiente de sala de aula, para que a atividade mais importante, que é o aprender da criança, possa se desenvolver plenamente” enfatiza o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

 

Ainda segundo ele, algumas dessas vacinas são destinadas a crianças com até 5 anos de idade, portanto “os pais devem mandar uma autorização por escrito, que dá permissão para que a dose seja aplicada nos seus filhos”.

 

Ricardo lembra, ainda, que a recomendação é do Ministério Público de Sergipe (MPSE), determinando que as escolas façam parte do esforço vacinal, além do Estatuto da Criança e do Adolescente que prevê como obrigatória a vacinação infantil, metas que vêm sendo cumpridas pela Prefeitura.

 

“Neste sentido, entendemos que a escola é um local privilegiado para essa campanha de vacinação. Só no âmbito da Semed, temos mais de oito mil crianças elegíveis a essas vacinas, então essa é uma ação estratégica das duas secretarias, para que possamos fazer com que a cobertura vacinal na nossa cidade atinja os índices desejáveis”, afirma Ricardo.

 

Na Emef Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, zona Sul da cidade, um dos locais onde foi iniciada nesta segunda-feira a campanha de imunização, alunos e pais compareceram para receber a dose do imunizante. Segundo a diretora da escola, Silvana Silva, “imunizar as crianças é demonstrar amor e o cuidado com a qualidade de vida delas”. Ela destacou, ainda, o fato de que poder ofertar a vacinação para os pais e outras pessoas da comunidade escolar faz com que “toda a escola se sinta participante de um processo tão importante depois da pandemia que vivemos”.

 

“Fizemos uma ampla divulgação, usamos as redes sociais, fizemos posts, anunciamos nas salas de aula, mandamos comunicado aos pais e abrimos as portas da escola para que a comunidade venha se imunizar. A gente avisou que, não só o aluno da escola, mas o irmão, ou alguém da família que ainda está com esse esquema incompleto, que viesse porque a escola está de portas abertas para fazer parte desse processo de imunizar nossa população”, pontua Silvana.

 

A dona de casa, Andreza dos Santos, que reside próximo à escola no bairro Santa Maria, foi ao local não para vacinar um de seus oito filhos que, segundo ela, estão com todas as vacinas em dia, mas sim para ela mesma receber a quarta dose do imunizante contra a covid-19. Logo cedo, na escola, foi uma das primeiras a ser imunizada e disse que ficou sabendo da campanha através de mensagens no Whatsapp.

 

“Hoje eu vim tomar minha quarta dose da vacina contra a covid, pois ainda estava sem. Fiquei sabendo da vacinação porque a diretora colocou no grupo das turmas, então todo mundo foi avisado, daí aproveitei que trouxe minha pequena e vim tomar minha vacina. Todos os meus filhos já tomaram até a terceira dose e a menor só até a segunda porque ainda não está liberada a terceira para ela. Faço questão de dar a vacina porque isso é o que está dando certo até agora, então é muito importante que todos estejam imunizados com todas as doses para poder evitar um novo surto dessas doenças”, explica Andreza.

 

Já Talita Chagas, também dona de casa, levou sua filha, Laura Beatriz, de 4 anos, para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. Ela aprovou a iniciativa adotada pela Prefeitura de Aracaju por meio das secretarias municipais e comentou sobre a facilidade de acesso em poder contar com a vacinação na escola onde sua filha estuda.

 

“Minha filha tomou a primeira dose da vacina. Ela estava gripada e não pôde vir antes, agora, recuperada, tomou a primeira dose para se garantir contra o vírus. Fiquei sabendo da vacinação pelas redes sociais, que a professora publicou, mas também foi divulgado no grupo da escola e no Whatsapp. Já estou com todas as doses em dia, mas achei boa essa iniciativa da Prefeitura porque, às vezes, o posto de saúde está muito cheio e, na escola, acaba facilitando as nossas vidas”, considera Talita.

 

De acordo com a enfermeira Renata Thamires, a disponibilidade da vacina nas escolas “facilita para os pais que trabalham o dia todo e não têm tempo para levar as crianças nos postos de saúde”, o que garante a imunização para os pequenos, algo que, segundo ela, “é muito importante nessa idade”.

 

A enfermeira explica, também, com relação à pólio, “em meio aos novos casos, é importante o reforço para vacinar, pois quanto mais unidades para as crianças terem acesso, mais facilmente elas serão imunizadas”.

 

Confira o cronograma

 

12/09

Emef Papa João Paulo II (Santa Maria)

Emef Papa João Paulo II (ANEXO) (Marivan)

 

13/03

Emei João Batista Douglas (Santa Maria)

Emei Dr José Calumby (17 de Março)

 

14/09

Emei Irene Romão de Brito (Santa Maria)

Emef Tenisson Ribeiro (Zona de Expansão)

 

15/09

Emef José Carlos Teixeira (Zona de Expansão)

Emef Elias Montalvão (Zona de Expansão)

 

16/09

Emef Maria Carlota (Zona de Expansão)

Emef Florentino Menezes (Zona de Expansão)

 

19/09

Emei Jovino Pinto (Aeroporto)

Emei Joana Maria (Farolândia)

 

20/09

Emei Arthur Bispo do Rosário (São Conrado)

Emei Áurea Melo (São Conrado)

 

21/09

Emei Francisco Guimarães (Inácio Barbosa)

Emef Bebé Tiúba (Luzia)

 

22/09

Emei Neuzice Barreto (Suíssa)

Emei Antonio Valença-(Farolândia)

 

23/09

Emei Dom José Brandão de Castro (Ponto Novo)

Emef José Airton de Andrade (Jabotiana)

 

26/09

Emei Quintina Diniz (Siqueira Campos)

Emei José Garcez Vieira (Siqueira Campos)

 

27/09

Emef Santa Rita de Cássia (Novo Paraíso);

Emei Joaquim Cardoso De Araújo (América)

 

28/09

Emef Rachel Cortez Rollemberg (José Conrado de Araújo)

Emei Ana Luiza Mesquita (José Conrado de Araújo)

 

29/09

Emef Zalda Gama (Capucho);

Emei Fernando Guedes (América);

 

30/09

Emei Maria Clara Machado (Santos Dumont)

Emei Manoel Eugênio Do Nascimento (Santos Dumont)

 

03/10

Emei Pierre Averan-(Industrial)

Emef Dom José Vicente Távora (Industrial)

 

04/10

Emei Etelvina Amália (Porto Dantas)

Emei Etelvina Amália (anexo)-(Porto Dantas)

 

05/10

Emei Berenice Campos (Porto Dantas)

Emei Hermes Fontes (Palestina)

 

06/10

Emei Nossa Senhora Aparecida (Farolândia)

Emei Julio Prado (São Conrado)

 

07/10

Emef Otília de Araújo (18 Forte)

Emef Otília de Araújo (anexo) (18 do Forte)

 

17/10

Emei Maria Givalda (Soledade)

Emef Dom José Vicente Tavora- Anexo (Centro)

 

18/10

Emei Monsenhor João Moreira Lima (Lamarão)

Emei Monsenhor João Moreira Lima-Anexo (Soledade)

 

19/10

Emei Benjamim Alves (Atalaia)

Emei Nunes Mendonça (Atalaia)

 

20/10

Emei Dom Helder Camara (Industrial)

Emei Dom Avelar Brandão Vilela (Olaria)

 

21/10

Centro Social São Francisco-Rua São Francisco (Japãozinho)

Emei Dr José Augusto Savazine Japãozinho

 

|Fonte: SMS

||Foto: Sergio Silva

Postagem Anterior Próxima Postagem