Volta às aulas: rede municipal de Aracaju inicia segundo semestre na segunda, dia 5

Cerca de 30 mil estudantes retornarão às aulas para o segundo semestre do ano letivo

 


Após um mês de férias escolares, iniciadas em agosto, as aulas das 74 escolas da rede municipal de ensino de Aracaju, serão retomadas na próxima segunda-feira, 5. Cerca de 30 mil estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA), retornarão às aulas para o segundo semestre do ano letivo.

 

O gestor da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), Ricardo Abreu, pontua que esta é a fase de colocar em ação as metas traçadas a partir das provas diagnósticas aplicadas nos últimos meses.

 

"Em agosto, tivemos os dados das avaliações analisadas por toda a equipe pedagógica da Semed e pelos professores da rede. Portanto, este segundo semestre tem uma importância cabal: é neste momento que nós começamos a diagnosticar aqueles estudantes que precisam de mais atenção ,e junto a todos os diretores das unidades escolares, vamos traçar as estratégias para alcançar bons resultados no final do ano letivo", explana o secretário.

 

Da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Henrique Teixeira Lott, a coordenadora pedagógica Daniela Nascimento ressalta que a equipe escolar já está na expectativa para receber os alunos e pôr em prática o planejamento e projetos pedagógicos.

 

"Na segunda, vamos iniciar com a Semana da Pátria, onde os professores promoverão atividades relacionadas à Independência do Brasil. Após esse período, colocaremos em prática nossa grade curricular, dando continuidade ao fortalecimento da alfabetização e aos avanços que conseguimos com as provas diagnósticas e com o apoio do Educaju", relata Daniela.

 

Preparações e expectativas

 

Cerca de R$ 800 mil foram investidos pela Prefeitura de Aracaju em manutenções e reparos dos prédios de 17 unidades de ensino, durante as férias letivas, por meio da Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied/Semed). Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Garcez Vieira, localizada no bairro Siqueira Campos, por exemplo, foram feitas reformas nos banheiros, no piso, e pinturas na fachada do local.

 

"Ficamos aqui, com os alunos em férias, mas preparando um retorno maravilhoso para as nossas crianças. Passamos por uma reforma em algumas partes da escola e, hoje, tivemos um momento maravilhoso com toda nossa equipe , em reunião pedagógica, planejando o próximo semestre. Que seja um segundo semestre de muita luz", evidencia a diretora Silvia Pereira.

 

A Emei Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Olaria, já está pronta para receber seus 580 alunos. A diretora da unidade de ensino, Fernanda Matos, explica que foi aproveitado o período de férias para que a unidade escolar passasse por um processo de manutenção em sua estrutura física. A Semed realizou serviços de drenagem, impermeabilização na caixa d'água, troca de pisos da creche e está refazendo o projeto elétrico da escola, este que está em andamento por se tratar de algo mais complexo, mas propiciará a climatização de todas as salas de aula.

 

"Com recursos do Prefin e do PDDE, fizemos pintura da fachada e desenhos em todo espaço interno, e colocamos portões nas salas de aula. O aspecto da nossa escola melhorou bastante e ela está bem bonita. Isso traz mais acolhimento, bem-estar e segurança aos alunos. Por isso, a gente tem recebido elogios dos pais", completa Fernanda.

 

Nesta sexta, 2, uma reunião pedagógica com as professoras foi realizada para alinhar os cumprimentos de metas do Compromisso de Gestão e outras iniciativas necessárias para o bom funcionamento no dia a dia escolar.

 

"Estamos dialogando com os docentes para que cada um saiba o que fazer para alcançar os objetivos. Além disso tem aquelas coisas da rotina escolar que precisam ser alinhadas, como planejamentos e projetos", reitera a diretora.

 

|Fonte: Ascom Semed

||Foto: Walter Martins/Ascom Semed

Postagem Anterior Próxima Postagem