Ascamai e Petrobras entregam mais de meio milhão de reais em vale gás e vale alimentação

Iniciativa beneficiou 558 famílias sergipanas em insegurança alimentar e vulnerabilidade social



A Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba (Ascamai), com apoio da Petrobras, realizou, nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, quarta e última entrega de vale gás e vale alimentação em oito municípios do Estado de Sergipe para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.



A ação fez parte da “Iniciativa Petrobras de Doação de Gás de Cozinha 2022”, que aqui no estado investiu R$ 545.054,40 em doação de vale gás e alimentação e beneficiou 558 famílias dos municípios de Indiaroba, Estância, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, Pirambu, Divina Pastora, Carmópolis e Maruim, a maioria delas participantes do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Ascamai em parceria com a Petrobras e o apoio da Universidade Federal de Sergipe.



Para Alicia Araújo de Jesus Pereira, catadora de mangaba da Barra dos Coqueiros, o sentimento é de gratidão diante de uma situação generalizada de desemprego, fome e carestia. “Sou agradecida porque para mim foi uma grande ajuda no gás, na alimentação, na higienização, em tudo. Ainda nesse momento mais difícil depois da pandemia que tem muita gente desempregada”, disse.



De acordo com a assistente social Conceição Souza Mendonça, que atua como coordenadora local da iniciativa, quando a equipe chegava nas casas via as mulheres cozinhando a lenha, a fumaça era notória houveram de adoecendo por causa dessa fumaça. Então, a atuação social do GLP teve esse papel fundamental num momento de crise que a gente está vivendo, criou um vínculo de esperança, de fortalecimento do acreditar de que aquela situação poderia melhorar”, disse. 



Dados da Fome

Dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil apontam que 125 milhões de brasileiros e brasileiras estão vivendo em insegurança alimentar e outros 33 milhões passam fome. São 14 milhões a mais de pessoas com fome em comparação com o último inquérito, realizado em 2020, e um crescimento de 7,2% no número de pessoas em algum grau de insegurança alimentar.



Para Alicia Salvador, presidente da Ascamaia iniciativa da Petrobras cumpriu um importante papel social. “Nós defendemos os direitos sociais, o serviço público, e a Petrobras enquanto empresa pública, porque ela é um grande patrimônio do povo brasileiro e essa iniciativa de doação de gás prova exatamente a sua importância”, disse. 


É urgente combater a fome que assola o nosso povo, mas nossa luta, enquanto catadoras de mangaba, é também por soberania alimentar, por uma alimentação saudável e de qualidade, sem agrotóxicos, é pelo reconhecimento da atividade extrativista como cultura tradicional e pela defesa dos nossos territórios. Tudo está interligado. Nós defendemos um projeto de vida”, concluiu Alicia.  


|Fonte e foto: Assessoria de Comunicação 

Postagem Anterior Próxima Postagem