Estudantes realizam protesto contra cortes orçamentários sofridos pela UFS

De acordo com presidente do DCE, mais de 3 mil alunos não receberam bolsas e auxílios este mês; com o retorno das aulas, número de estudantes afetados pode chegar a 6 mil

Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizam, desde o início da manhã desta quarta-feira, 07, um ato contra os cortes orçamentários do Governo Federal. A medida, segundo o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), João Pedro, visa trazer à tona às dificuldades que a instituição e alunos vêm passando, após mais um bloqueio de recursos por parte do Ministério da Educação. Até o momento, já foram quase R$ 10 milhões somente este ano.

 

"O Governo Federal precisa restabelecer os recursos da Universidade que foram contingenciados e, consequentemente, os pagamentos das bolsas e auxílios não foram feitos. Além disso, há também a possibilidade de não funcionamento da Universidade, porque não há como executar pagamentos de necessidades básicas, como energia, água e trabalhadores terceirizados. Estamos passando por esse impacto neste momento", denunciou.

 

Por essa razão, João alerta que mais de 3 mil estudantes de graduação e pós-graduação foram afetados diretamente e que estão "em situação de insegurança". "Para além disso, mais de 6 mil estudantes podem ser afetados a partir de janeiro, por conta do não funcionamento do Resun, quando retornarmos às aulas. O restaurante também está condicionado a situação dos recursos que estão contingenciados", disse.

 

"Professores e servidores estão nos apoiando nessa causa, visto que o que está em jogo, também, é o funcionamento da Universidade. A educação que sofre esse projeto construído para precarizar o funcionamento das universidades. Somente este ano, a Universidade contabilizou uma perda de quase R$ 10 milhões e, infelizmente, os estudantes estão passando por uma situação de insegurança em diversos aspectos", acrescentou.

 

|Da Redação

||Foto: Divulgação



Postagem Anterior Próxima Postagem